6 de abril de 2016

Salão do Júri da FDSM é reinaugurado com homenagem ao advogado Antônio Tadeu Ribeiro



O diretor da FDSM, Rafael Simões e sua esposa, Ana Simões, com familiares do 
homenageado e o coordenador de Graduação, Leonardo de Oliveira Rezende.


Uma cerimônia memorável marcou a reinauguração do Salão do Tribunal do Júri da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) realizada no dia 1º de abril. Após ampla e intensa reforma, o local reabriu suas portas para sediar os grandes eventos da instituição. O local recebeu o nome do advogado e professor Antônio Tadeu Ribeiro, que atuou na faculdade durante 39 anos. 


Cerca de 200 pessoas, entre professores, colaboradores, alunos da especialização e mestrado, ex-alunos, autoridades civis e militares e membros da comunidade em geral prestigiaram o evento. Também estiveram presentes os membros da diretoria da instituição: Dr. Saulo Jésus Sales (Presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM, e um dos fundadores), Dr. Edson Vieira da Silva Filho (Vice-coordenador da Fundação Sul Mineira de Ensino), Dr. Rafael Simões (Diretor da FDSM), Dr. Luiz Otávio de Oliveira Rezende (Coordenador Financeiro da FDSM) e Dr. Leonardo de Oliveira Rezende (Coordenador de Graduação da FDSM).


Para o descerramento da placa, a FDSM convidou a esposa do homenageado, Magda Maria de Oliveira Ribeiro, acompanhada dos filhos, Pedro Henrique, Carlos Eduardo, Luiz Otávio e demais familiares. 

O diretor da instituição, Rafael Simões, ressaltou que o evento marcou uma das grandes realizações de sua gestão na FDSM. “Agradeço a todos os amigos que vieram prestigiar esse momento tão importante para a nossa instituição. Quero agradecer também a todas as pessoas que se dedicaram para a concretização desta obra. Todo sonho, com ação, se torna realidade. Aqui, junto com nossa equipe, conseguimos dar sequência aos quase 57 anos de construção da história da FDSM. Por isso, não poderia deixar de homenagear uma pessoa que foi tão importante para nós, Dr. Antônio Tadeu Ribeiro”. 

Ao receber a homenagem da instituição, a esposa Magda falou emocionada sobre o jurista. “Essa homenagem da Faculdade de Direito encheu ainda mais meu coração de amor e saudades. Tadeu foi um grande homem, um excelente advogado e um pai maravilhoso, que deixou um legado enorme para os filhos sobre ética, honradez e caráter, que eles nunca vão esquecer. Ele foi muito especial, como esposo e também como um amigo. É difícil traduzir em palavras tudo o que significou pra mim. É um momento inesquecível”, disse. 

Em seguida ao descerramento da placa, o público presente assistiu a uma palestra sobre o tema “Ensino Jurídico e cultura política no Brasil”, ministrada pelo vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação da FDSM, Professor Rafael Lazzarotto Simioni. 

No encerramento do evento, o homenageado pela instituição foi lembrado por seus méritos durante a carreira jurídica citados pelo advogado, Dr. Carlos Messias Muniz. “Como membro da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, quero registrar aqui uma homenagem ao nosso inesquecível Dr. Antônio Tadeu Ribeiro. Um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da subseção em Pouso Alegre, um grande profissional que vive eternamente em nossas recordações”, exaltou.



O Projeto Arquitetônico


O Salão do Tribunal do Júri foi inaugurado em meados da década de 60. A direção da Faculdade de Direito do Sul de Minas estabeleceu que o novo projeto arquitetônico fosse planejado com o desafio de aproveitar as estruturas existentes da antiga construção, e ao mesmo tempo, ser um salão multiuso, priorizando o conforto e comodidade dos alunos. Além de estabelecer as relações com os princípios da instituição, ou seja, contribuir para a geração de conhecimento com qualidade e novas tecnologias.
De acordo com as responsáveis pelo projeto, as arquitetas Carla Fonseca e Soraya Alvarenga, foi planejada uma estrutura que conciliasse segurança, estabilidade do edifício e fundações, restauração, um bom condicionamento de ar com controle de umidade do ambiente, e principalmente, um ótimo desempenho de acústica. Após um trabalho inicial de pesquisa nestas diversas disciplinas, o projeto foi desenvolvido em busca de equilíbrio para a melhor solução arquitetônica, sempre almejando a harmonia do conjunto. “Este foi um projeto inspirador e instigador, onde o antigo e o novo são claramente discernidos. Desde o princípio, pensou-se em uma solução inovadora, contemporânea, eficiente e harmônica ao estilo arquitetônico encontrado no edifício da  Faculdade”, explicaram. 



O Homenageado


Dr. Antônio Tadeu Ribeiro, graduou-se pela FDSM no ano de 1971. Seu exemplar desempenho acadêmico e talento nato para o Direito logo foram reconhecidos. Em 1976, passou a integrar o corpo docente da instituição, no qual permaneceu até o ano de 2015.
Um jurista que muito honrou o Direito como professor da instituição, e a advocacia mineira com seu magnífico trabalho como advogado, sendo considerado até hoje um dos melhores criminalistas de Minas Gerais. 

Nenhum comentário: