11 de outubro de 2016

Aula Magna do Mestrado da FDSM é ministrada por professora de Universidade da Espanha.

 Prof. Mariajose Romero Rodenas e Prof. Ana Carolina Silvestre 

No último dia 08 de outubro, sábado, a Faculdade de Direito do Sul de Minas recebeu a professora Mariajose Romero Rodenas, Decana da Facultad de Relaciones Laborales y Recursos Humanos da Universidad Castilla-La Mancha, na Espanha. A professora ministrou a Aula Magna do Mestrado, que teve como tema "Las consecuencias en el derecho del trabajo de la subordinación de la sociedad al mercado". Cerca de 50 pessoas participaram do evento, incluindo acadêmicos do mestrado, pós-graduação e professores da FDSM.
            A Profª. Mariajose falou sobre o tema de sua palestra. “O objetivo foi discutir sobre as consequências que as crises econômicas estão produzindo na sociedade. Estamos em um momento preocupante, onde os modelos de direito não se identificam com os modelos de democracia que estamos vivendo. É uma dicotomia entre a eficácia e a eficiência do direito. Agora não é um bom momento para falar sobre a garantia dos direitos dos trabalhadores. Quando discutimos sobre o direito espanhol, conseguimos entender a situação econômica européia e também dos países com maior crise, como Portugal, Espanha, Grécia e Irlanda. Estar submetido a algumas diretrizes da União Européia, com acordos intergovernamentais, é muito perigoso para muitos países, inclusive para o Brasil”, explicou.
            O aluno do curso de mestrado, Allan Ramalho Peres, elogiou a iniciativa da Faculdade em trazer professores de outros países. “Eu fiz uma análise da palestra em três aspectos distintos. O institucional, que representa a capacidade da FDSM de realizar convênios internacionais, possibilitando a ampliação do conhecimento do corpo decente. O subjetivo, que representa uma melhor compreensão da relação entre direito e economia. E o educacional, que demonstra o interesse e o pleito da FDSM em ampliar a cultura dos seus alunos com a vinda de professores internacionais”, disse.      

A Profª. Ana Carolina Silvestre, uma das organizadoras do evento, falou sobre a importância da palestra. “O Brasil está passando por um momento difícil no que se refere aos direitos dos trabalhadores. Por outro lado, também há uma urgência na questão econômica e uma pressão muito grande para que haja uma modificação e uma flexibilização dos direitos dos trabalhadores. É um momento importante no Brasil, para que não aceitemos as pressões econômicas como se fossem a única solução para o país. A palestra com a Profª. Mariajose foi crucial para nos ajudar a enxergar de um modo mais reflexivo, as influências européias que chegam ao Brasil, pois ela nos deu um relato sobre como as coisas estão caminhando na Espanha”, concluiu.

Nenhum comentário: