2 de maio de 2017

Alunos da FDSM visitam aldeia indígena Xucuru Kariri, em Caldas



             No último sábado, 29 de abril, os alunos da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) visitaram a aldeia indígena “Xucuru-Kariri”, em Caldas, MG. Para participação no evento, os alunos fizeram uma inscrição solidária doando 2 kg de mantimentos, que foram entregues aos índios. A atividade foi coordenada pelo Grupo de Pesquisa Margens do Direito, que tem como pesquisador líder o professor da FDSM, Dr. Rafael Lazzarotto Simioni. Cerca de 90 alunos estiveram presentes.           
            O cacique da tribo, Thyéru (Jal Sátiro), falou sobre a visita dos alunos à aldeia. “Receber a FDSM em nossa tribo é um privilégio. Muitas vezes nossa cultura não é reconhecida, e esse encontro é uma oportunidade de aproximação entre a tribo e os alunos que, em breve, serão profissionais formados e poderão nos ajudar a zelar pela nossa religião, nosso ‘toré’ (ritual indígena) e nossa dança, que foram deixados por nossos antepassados. A aldeia estará sempre aberta para receber a visita da FDSM”, comentou. 
    
          Para o Prof. Rafael Lazzarotto Simioni, o contato com os índios alerta os alunos para a importância da preservação da cultura indígena. “Essa visita é muito importante, especialmente para os alunos de Sociologia Jurídica, porque oportuniza um contato com outros modos de vida que não são os da sociedade ocidental. Nós vivemos em um mundo globalizado e multicultural, em que aprender a conviver com as diferenças se torna uma estratégia importante para ter uma vida com dignidade. Essa oportunidade que a FDSM disponibilizou para os alunos visitarem a aldeia Xucuru-Kariri permite conhecer a riqueza cultural, diversidade e importância da preservação dessas culturas. Nossos alunos serão futuros advogados, juízes, promotores e delegados de polícia. É importante que eles tenham essa experiência, para entender o significado de uma dimensão multicultural da nossa vida social”, destacou.            
            “Quando o professor Rafael Lazzarotto Simioni nos convidou para conhecer a aldeia eu fiquei muito animada. Ter a oportunidade de entender os costumes e as tradições dos índios foi engrandecedor. Muitos hábitos deles são bem distintos dos nossos, e ver o contraste de perto é bem legal. Grande parte do que estudamos em sala de aula vimos na prática”, comentou a aluna Bruna Cristina Silva, do 3º período. 

            A acadêmica Fernanda de Cássia Cintra Souza, falou sobre a experiência de visitar a tribo indígena. “Essa é uma atividade bem diferente do nosso cotidiano. Vir a uma aldeia, ter esse contato e conhecer a cultura indígena é muito enriquecedor. Nós estamos acostumados a viver com muito, e ver a simplicidade dos índios nos faz repensar a forma de vida que levamos. Com certeza o que aprendemos aqui agregou valores em nossa formação acadêmica e em nossas vidas”, concluiu.

Nenhum comentário: