16 de novembro de 2017

FDSM realiza 3º Concurso de Arte Fotográfica sobre Igualdade de Gêneros

O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas, em parceria com o Foto Clube Pouso Alegre, realizou no dia 11 de novembro a premiação do 3º Concurso de Arte Fotográfica sobre Igualdade de Gêneros. Ao todo foram 200 participantes, entre alunos e comunidade externa, e 20 fotos foram classificadas para uma exposição no Salão Nobre da faculdade. Os grandes vencedores do concurso foram Jader Matheus de Oliveira Piazza (1º lugar), Luciano Leonel Mendes (2º lugar) e Rodrigo Sérvio Scorce (3º lugar).
De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM e idealizador do concurso, Prof. Dr. Rafael Simioni, igualdade de gêneros é uma questão que vem sendo discutida em nível mundial, e por isso foi o tema escolhido para o concurso. “Uma coisa que chama a atenção na exposição da FDSM é a diversidade e a pluralidade de abordagens possíveis sobre essa questão. São imagens muito bonitas que retratam as transformações que ocorreram nos últimos anos. A discussão sobre a igualdade de gênero permite entender que o grande desafio para o respeito, para a inclusão social, para a pluralidade e a riqueza da diversidade está ligada justamente a políticas de reconhecimento, que operam não por meio da violência, mas da construção de uma nova solidariedade entre as pessoas”, explicou.
O Foto Clube Pouso Alegre, pelo terceiro ano consecutivo, apoiou o evento. “O Concurso de Arte Fotográfica promovido pela Faculdade de Direito do Sul de Minas traz uma grande possibilidade de abordagens de temas diferentes. E é interessante porque, como são muitos alunos e muitas pessoas da comunidade participando, nós conseguimos ver a importância da fotografia para um tema tão relevante. E mais ainda, o envolvimento das pessoas com os temas que temos que discutir. Isso fica claro na qualidade das fotografias”, disse o fotógrafo Fábio Brandão, presidente do Foto Clube.
O participante Luciano Mendes, um dos vencedores na categoria Geral, elogiou o concurso e a escolha do tema. “Achei bastante interessante, porque igualdade de gêneros é um tema muito atual, que vem sendo discutido em escala nacional. A foto que expus mostra duas moças se beijando em um ambiente de extrema alegria e de festa, e que é um indicativo de que a sociedade está começando a aceitar essa união entre gêneros. O preconceito já não é tão intenso mais, e as coisas estão caminhando, de fato, para que as pessoas possam ser o que elas são”, afirmou.

A aluna Isadora Marques Simões, do 4º período B, foi uma das vencedoras na categoria Menção Honrosa. Para ela, ‘participar do trabalho foi algo motivador’. “Quando você começa a pesquisar, percebe que o tema é muito mais gigantesco do que você tem percepção. Foi trabalhoso, quis fazer algo que realmente tocasse. E o meu trabalho demonstra a mão feminina e a mão masculina, mais não mostra as pessoas. Então são duas mãos que não representam a mulher e o homem, respectivamente. Poderia ser um homem travesti ou uma mulher lésbica, enfim... Espero que cada vez mais este assunto possa ser debatido, e que o mundo possa ser melhor e mais igualitário para todos”, finalizou. 

Nenhum comentário: