18 de setembro de 2010

Mestrado da FDSM é destaque no Brasil



Em seu primeiro ano de funcionamento, o Mestrado da FDSM já vem despontando como um dos melhores Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu do Brasil na área do Direito. As alunas Gabriela Soares Balestero e Ana Silvia Marcatto Begalli tiveram seus trabalhos científicos selecionados para o XIX Congresso Nacional do CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito no Brasil). O evento, cujo tema é ”Desafios da Contemporaneidade do Direito: diversidade, complexidade e novas tecnologias”, acontecerá de 14 a 16 de outubro de 2010 em Florianópolis/SC.

Com o tema “O Direito à diversidade sexual na análise do juiz Hércules”, o artigo de Ana Silvia chama a atenção para a regulamentação de questões ligadas aos direito homoafetivo. “O Direito deve acompanhar a sociedade. No Brasil não é permitida a união civil entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo. E esta é uma realidade, por isso é importante regular estas questões”, explicou.

Já Gabriela teve dois trabalhos selecionados, com os temas “As decisões judiciais em uma sociedade de risco permanente: um ensaio sobre a Teoria dos Sistemas” e “O Instituto do amicus curiae e o novo Código de Processo Civil: um instrumento de democratização processual?”. “Em um artigo eu analiso os riscos, as complexidades e as incertezas das decisões judiciais decorrentes em meio ao Estado Moderno. Com relação ao Instituto do amicus curiae e o novo Código de Processo Civil, meu foco é a questão do ativismo judicial na qual há a degeneração de um processo criado de forma solipsista pelo magistrado, sem a participação das partes para a construção do provimento”, disse.

As alunas ressaltaram a qualidade de ensino da FDSM. “O mestrado tem sido uma experiência extremamente gratificante, os professores são excelentes, e a participação no CONPEDI é fruto desse trabalho”, afirmou Ana. “A aprovação dos meus trabalhos me deixou muito feliz, pois foi o reconhecimento do meu esforço, além de comprovar a excelente qualidade do Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas”, concluiu Gabriela.

Nenhum comentário: