22 de março de 2011

Governador destaca qualidade de ensino da FDSM


Governador, faça uma síntese da Aula Magna proferida na FDSM.

Em primeiro lugar agradeço o convite que me foi feito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. A Faculdade recebeu notas excelentes do MEC, é considerada a melhor faculdade isolada de Direito do Estado. Por isso fiquei muito honrado com esse convite, que me faz voltar à esta terra tão querida. Tratei com os alunos sobre gestão pública, um tema muito importante hoje para o Brasil como um todo, quer na área de governo, quer também pelas suas implicações na iniciativa privada.

Quais são os principais desafios da gestão pública?
Vou me limitar a um só, que eu acho mais importante: profissionalizar a gestão pública no Brasil.

Governador, professor, político: o senhor veio cumprir em Pouso Alegre apenas a agenda como professor?
Sim. A minha visita à FDSM é um compromisso que havia firmado há mais tempo com o Professor Rafael e a direção da Faculdade, de proferir a aula inaugural, já não tão inaugural assim, porque estamos em meados de março. Deveria ter vindo em fevereiro, mas a agenda não permitiu. Fiz esta palestra com muito gosto, e voltaremos outras vezes à Pouso Alegre.

Professor, referente a algumas cidades da nossa região que decretaram estado de emergência por causa de estradas vicinais. As administrações estão reunindo a documentação para enviar à Defesa Civil do Estado. Como o governo vai se posicionar sobre isso?
Bem, as estradas vicinais, como sabemos, são da esfera municipal. Mas isso não quer dizer que o Estado não possa colaborar. Da mesma forma, estamos recebendo ajuda do governo federal, em razão das chuvas que aconteceram, inclusive enchentes em Pouso Alegre. O Estado também alocou recursos do seu Tesouro estadual e fizemos uma distribuição destes já no início do ano, para minimizar os efeitos das chuvas, que, lamentavelmente, a cada ano têm aparecido. Naturalmente as estradas vicinais também têm o seu problema. São estradas de terra e as chuvas prejudicam muito. Então, vamos receber e analisar cada caso, dentro de uma realidade hoje, que não é uma realidade de tantos recursos, mas para aquilo que for mais emergencial sempre vamos colaborar.

O senhor, recentemente, recebeu a visita de alguns vereadores de Pouso Alegre. Como foi o encontro?
Foi com conversas, negociações, tratamos dos temas mais importantes de Pouso Alegre. Conversava com as lideranças aqui da cidade. São basicamente duas grandes reivindicações que o Estado tem. A primeira responsabilidade para com Pouso Alegre, que é um compromisso pessoal meu, inclusive, é a avenida Dique, uma parceria com o governo federal e estadual, e através da Copasa. Estamos dependendo tão somente da modificação do projeto em razão da determinação ambiental. Então acredito que em poucos dias vamos poder, pela Copasa, licitar a parte que é de responsabilidade do Estado, que deve ser de cerca de R$ 20 milhões. E queremos fazer essa obra, naturalmente, para facilitar e diminuir o quanto antes os efeitos das chuvas. E, quanto ao outro lado, que é responsabilidade do DER, o projeto já está concluído para licitarmos, que é a recuperação completa da avenida Perimetral, um investimento de cerca de R$ 25 milhões.

O senhor é obcecado por educação, e a FDSM hoje é uma das maiores referência em ensino superior do nosso Estado. Qual é a sua sintonia em relação à nossa Faculdade?
Sou professor universitário e de direito. Então é uma sintonia já muito adequada em razão do tema. Quero parabenizar Pouso Alegre, uma cidade muito tradicional não só na sua política, mas especialmente na sua cultura. E a FDSM é uma grande âncora desse desenvolvimento. Então, é com muita alegria que aqui participei desta Aula Magna.

Governador, por que tanta paixão por Pouso Alegre?
Tenho aqui meus vínculos familiares.

(Com informações da Agência Minas)

Confira Vídeos da Aula Magna produzidos pelo Jornal Diário, de Pouso Alegre:

http://www.youtube.com/watch?v=QEGO2l-0gIM&feature=youtube_gdata


http://www.youtube.com/watch?v=Xy9C_MX4k40



Nenhum comentário: