5 de abril de 2011

FDSM e UNICEUB realizam II Curso de Direito Internacional dos Refugiados para Professores Universitários

Será realizado o II Curso de Direito Internacional dos Refugiados para Professores Universitários, no período de 02 e 05 de maio de 2011, em Brasília (DF). O Curso teve sua primeira edição em 2007, e, para sua realização conta com o apoio do UNICEUB e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas, assim como com o apoio institucional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (CARJ), da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e da Refugees United.

A agenda inicial do evento prevê:
02/05/2011 (manhã): Evento de abertura (aberto ao público), com palestras de Representantes do ACNUR e do CONARE (a confirmar);
02 (tarde) a 05/05/2011 (integral): II Curso de Direito Internacional dos Refugiados, conforme programa a ser enviado aos participantes selecionados.

O Curso tem como objetivo a difusão e a integração do Direito Internacional dos Refugiados nas disciplinas de graduação e pós-graduação, principalmente dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Ciências Políticas, História e Geografia. Os participantes receberão material de apoio e certificado.

O curso será ministrado pela professora Liliana Lyra Jubilut, da FDSM, e por Silvia Menicucci de Oliveira S. Apolinário, ambas mestres e doutoras em Direito Internacional pela USP, Ex-advogadas do Centro de Acolhida para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e de São Paulo, e pesquisadoras a respeito do tema.

Serão abertas 30 vagas, preferencialmente destinadas a professores de graduação e pós-graduação. Poderão ser também aceitas inscrições de:

a) Mestrandos e doutorandos, desde que enviem, juntamente com o CV (Lattes) uma carta de recomendação do professor orientador; e
b) Servidores do Poder Judiciário e do Poder Executivo (ex.: defensores públicos do Estado e da União, promotores, juízes, etc.), com interesse na temática, assim como de funcionários de organizações não governamentais diretamente envolvidas com os refugiados. Em ambos os casos, os interessados deverão enviar uma carta justificando seu interesse em participar do Curso.

Interessados devem enviar CV (Lattes) (e/ou demais documentos, se for o caso), até o dia 15/04/2011, para o seguinte endereço eletrônico: direitointernacionalrefugiados@hotmail.com Todos os inscritos serão informados a respeito dos resultados da seleção no dia 18/04/2011.

Nenhum comentário: