4 de abril de 2011

Major Cinelli lança obra "Direito Internacional Humanitário"

Major Cinelli com alunos da FDSM, em 2010.

Qual a relação entre guerra e direito? O que diferencia um soldado profissional em combate de um mero bárbaro sanguinário? Como a ética pode permear objetivamente o processo decisório militar e permitir a aplicação da violência legitimamente pelo Estado? Como o respeito ao Direito Internacional Humanitário (DIH) pode agir como soft power e, paradoxalmente, multiplicar o poder de combate (hard power) de uma força militar? Essas e outras questões são discutidas no livro "Direito Internacional Humanitário", escrito pelo Major Carlos Frederico Gomes Cinelli. O autor esteve na FDSM em 2010, proferindo curso sobre o tema para alunos da Graduação.

Segundo Major Cinelli, a obra é influenciada pelo olhar de um soldado profissional, que pede licença para dialogar com a academia sobre aquilo que, muito mais que seu objeto de estudo, é sua formação, sua vida, e muitas vezes sua morte.' "O leitor não encontrará uma espécie de manual jurídico sobre DIH, tampouco uma coletânea de normas e dispositivos legais. Por sua natureza, o objeto DIH – assim como a guerra – é multidisciplinar e seu estudo implica questionamentos que vão desde aspectos epistemológicos e éticos, até considerações relativas a fatos e questões puramente militares. Meu desafio na construção deste livro foi percorrer o amplo espectro abrangido pelo assunto, de modo que a narrativa contemplasse a instrumentalização teórico-científica necessária a um trabalho consistente do ponto de vista acadêmico, sem que, ao mesmo tempo, perdesse o caráter utilitário da profissão militar. Nesse sentido, o leitor perceberá um delineamento que percorre uma escala imaginária que vai desde as origens remotas do DIH até o olhar direto e atento sobre o processo decisório do comandante militar na contemporaneidade. Em outras palavras, o trabalho começa fortemente paisano e pouco militar, adquirindo ao longo da narrativa um caráter cada vez mais pragmático", explicou.

O lançamento de "Direito Internacional Humanitário" acontecerá no dia 19 de abril, às 19h, na Saraiva Megastore Botafogo - Praia do Botafogo, 400 - Botafogo Praia Shopping - Rio de Janeiro-RJ. Contato, 212237-9100.

Nenhum comentário: