20 de maio de 2011

Prazo de inscrição para Disciplinas Isoladas do Mestrado vai até 31 de maio

A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo em Disciplinas Isoladas do Mestrado. Serão oferecidas 40 vagas para graduados em Direito, e as inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de maio, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade. Confira entrevista com o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM, Prof. Dr. Eduardo Henrique Lopes Figueiredo.

1 – Como funcionam as Disciplinas Isoladas do Mestrado?

Prof. Eduardo - As disciplinas isoladas são oferecidas aos graduados em Direito ou em cursos afins, como ciência política, história, filosofia, ciências sociais, relações internacionais, que tenham interesse em frequentá-las na condição de alunos especiais e, com isso, familiarizarem-se com Programa de Pós-Graduação da FDSM.

2 – Quais disciplinas estão sendo oferecidas?

Prof. Eduardo – As disciplinas são Teoria da Constituição, Teoria da Interpretação e da Decisão Jurídica, Metodologia e Análise do Discurso Jurídico, Relações Econômicas, Estado e Administração, Garantias Penais - Processuais da Cidadania e Horizontalização dos Direitos Fundamentais.

3 – Como são desenvolvidas as atividades?

Prof. Eduardo – O conteúdo de cada disciplina é explorado pelo professor nas semanas iniciais de seu desenvolvimento. Os detalhes são parte da estratégia da FDSM, ou melhor, o conhecimento da área de concentração, das linhas de pesquisa e do corpo docente depende do envolvimento, do interesse do graduado que pretenda ingressar nesse universo de estudos. São estudos teóricos, lastreados em autores que são expressão em seus campos de conhecimento. Em um programa de Pós-Graduação não há limites: estuda-se a ciência a partir de seus alicerces mais sólidos.

4 – Quem pode cursar as Disciplinas Isoladas do Mestrado?

Prof. Eduardo - Graduados em direito e em ciências humanas em geral.

5 - Como funciona o Processo Seletivo para cursar as Disciplinas Isoladas do Mestrado?

Prof. Eduardo - O processo seletivo compõe-se de análise de currículo e entrevista.

6 – Ao final o aluno recebe algum certificado?

Prof. Eduardo - Ao final do semestre o aluno recebe certificado de sua participação, é claro, após a verificação de seu rendimento acadêmico. Para tanto é exigida a frequência e a realização das atividades propostas pelos professores.

7 – Quais são os diferenciais do curso de Mestrado da FDSM?

Prof. Eduardo - Os diferenciais são a relação de proximidade entre estudos teóricos e sua dimensão prático-cotidiana. A área de concentração em Constitucionalismo e Democracia é campo fértil para tematização do Direito Público, que é, no Brasil democrático, a seara das grandes indagações em Direito. O preparo dos professores e seu envolvimento com a instituição, uma vez que todos também desenvolvem a docência na graduação, destaca integração relevante para estimular as pessoas que frequentam a FDSM nessa sua nova etapa institucional.

8 - Quem cursa as Disciplinas Isoladas, depois se quiser cursar o Mestrado essas disciplinas contam?

Prof. Eduardo - Sim. As disciplinas poderão ser convalidadas se o rendimento ao final for igual ou superior à nota 9.0 (conceito A).

9 – Como você vê o curso de Mestrado da FDSM no Brasil hoje?

Prof. Eduardo - Há toda uma orientação institucional que observa muito claramente que cursos jurídicos de graduação não detêm orientação teórica sólida sem a existência, na própria instituição, de um Programa de Pós-Graduação. Isso depende muito do corpo docente, que deve ser formado por professores genuinamente comprometidos, estudiosos realmente dedicados. Isso é perceptível na FDSM. Os docentes detêm rendimento importante nas aulas e em suas pesquisas. É o que faz um professor. Ao longo do tempo esse esforço pode ser reconhecido pela sociedade, e esta implicação instituição-sociedade contribui para educação e o aperfeiçoamento das demais dinâmicas sociais das quais o Direito é parte integrante. Tal como especialistas têm destacado nos últimos anos, o Brasil não se desenvolverá e a desigualdade social não se minimizará sem educação, não só a básica, mas a superior e científica.

Mais informações sobre as Disciplinas Isoladas do Mestrado da FDSM: 35 3449-8106 e ppgd@fdsm.edu.br .


Nenhum comentário: