3 de novembro de 2011

I Seminário de Iniciação Científica da FDSM é prestigiado por alunos da FUMESC e PUC Minas/BH

Andreza Ciacci, Floriano Neto, Profª Coordenadora de Graduação e Pós-Graduação Rosângela Silva, Prof. Jeferson Santos, Sandra Prado e Alex Machado, todos da FUMESC.

Filipe Cesar Lopes, acadêmico da PUC Minas/BH.

A aluna da FUMESC, Fábia Signoretti Tavares, e seu pai, Fábio Tavares, no I Seminário de Iniciação Científica da FDSM.

Bárbara Helena Simões, aluna da Graduação e uma das participantes do I Seminário de Iniciação Científica da FDSM.

As alunas da Graduação Cristiane Coutinho, Fabiana Bittencourt e Beatriz Silva, que apresentaram seus trabalhos no I Seminário.

O Gestor do Núcleo de Pesquisa da FDSM, Prof. Dr. Rafael Simionni (ao centro), com os mestrandos Thiago A. Miranda, Manuela C. Rodrigues, Nélida R. C. Machado e João Batista de Carvalho Jr.


Realizado no último sábado, dia 29 de outubro, o 1º Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Direito do Sul de Minas contou com a participação de alunos da Faculdade e ainda das instituições FUMESC (Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação) e PUC Minas/Belo Horizonte. Durante o evento foram apresentados 14 seminários e 7 pôsteres sobre diversos temas do universo jurídico atual.

De acordo com o Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, Gestor do Núcleo de Pesquisa da FDSM, o intuito do Seminário foi divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o ano de 2011. "Além de divulgar as pesquisas dos nossos acadêmicos, o evento proporcionou a troca de experiência e conhecimento com pesquisadores de outras instituições de ensino, o que é bastante positivo. Todos os anos iremos realizar o Seminário", afirmou.

Participaram do evento 17 pesquisadores, sendo 8 da FDSM, 7 da FUMESC e 1 da PUC Minas BH. Os pesquisadores da FDSM que se apresentaram foram as alunas da Graduação Bárbara Helena Simões, Cristiane de Cássia Coutinho, Fabiana Silva Bittencourt (4º período), Beatriz Braga da Silva e Renata Nascimento Gomes (4º ano). E do Mestrado, Manuela de Carvalho Rodrigues, Nélida Reis Caseca Machado e Thiago Alves Miranda.

Para a Coordenadora da Graduação e Pós-Graduação em Direito da FUMESC, Profª Ms. Rosangêla Aparecida da Silva, a iniciativa da FDSM é um ganho para a comunidade acadêmica da região. "Nós também temos um Programa de Iniciação Científica para alunos a partir do 8º período, e sempre procuramos participar de eventos científicos na região. Porém, temos poucos eventos do tipo. Acho interessante essa integração entre os alunos de instituições distintas, já que o nosso objetivo é um só: produzir conhecimento no âmbito do Direito", disse. Os estudantes da FUMESC que apresentaram trabalhos, todos do 10º período da Graduação, foram Stony Serafini Costa, Alex William Machado, Andreza Aparecida Ciacci, Evelise Ferreira de Oliveira, Fábia Signoretti Tavares, Floriano Batista Neto e Sandra Prado.

"É uma experiência muito rica para a Instituição e para o meu currículo. Estou muito satisfeito em participar deste seminário", disse o estudante Stony Serafini Costa, que falou sobre o "Dano moral e o princípio da afetividade na relação conjugal". "Não conhecia a FDSM e fiquei muito encantada com o alto nível da Instituição", completou a estudante Fábia Signoretti Tavares.

O estudante Filipe Cesar Lopes, da PUC BH, apresentou os trabalhos "O processo como garantia de (in) aplicabilidade imediata da lei processual penal no estado Democrático de Direito", e "A investigação criminal na perspectiva de um procedimento realizado em contraditório: uma proposta de investigação à luz da teoria procedimentalista do Estado Democrático de Direito". Já inscrito no Processo Seletivo do Mestrado da FDSM, o aluno comentou a experiência de participar do Seminário. "Meu objetivo, ao inscrever os trabalhos, foi trocar experiências dentro das linhas de pesquisa que cada Programa de Pós-Graduação segue. Conheci a Faculdade de Direito do Sul de Minas este ano, e como tenho grande vivência no meio acadêmico constatei o alto nível de seu corpo docente, extremamente qualificado. Por isso optei por cursar o Mestrado na Instituição", disse.

As alunas do Mestrado Nélida Reis Caseca Machado e Manuela de Carvalho Rodrigues, participantes do I Seminário, atestam as palavras de Filipe. "O Mestrado provocou uma verdadeira revolução na minha formação acadêmica e vida profissional", disse Nélida. "Além do crescimento acadêmico, destaco o crescimento pessoal que o Mestrado nos proporciona, através dos planos de leitura apresentados pelos professores, dos autores que conhecemos, das trocas de conhecimento, idéias. É realmente uma experiência enriquecedora", completou Manuela.

Nenhum comentário: