1 de março de 2012

Comunidade prestigia Seminário “Jovens Urbanos” na FDSM

Prof. Ladislau Dowbor proferindo a palestra "Juventude e Economia Criativa" na FDSM.

A pedagoga Anna Helena Altenfender, do CENPEC.

A psicóloga Valéria Riccomini, da Fundação Itaú Social.

Prof. Rafael Simões (4º à dir.) e parceiros do Programa Jovens Urbanos/Poupança Jovem em Pouso Alegre.

Prof. Elias Kallás Filho, mediador do debate.

Alunos e comunidade prestigiaram o evento.

Realizado na FDSM no último dia 29, o Seminário “Jovens Urbanos” foi prestigiado por centenas de pessoas, entre acadêmicos e autoridades da região. O evento foi promovido como uma das ações integrantes do Programa Jovens Urbanos / Poupança Jovem em Pouso Alegre, e teve como atração principal a palestra “Juventude e Economia Criativa”, proferida pelo economista Ladislau Dowbor. Após a apresentação, o Prof. Elias Kallás Filho, da FDSM, mediou um debate entre o palestrante, a psicóloga Valéria Riccomini, representante da Fundação Itaú Social, e a pedagoga Anna Helena Altenfender, do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). O público também pôde participar com perguntas.

Iniciado em setembro de 2011 em Pouso Alegre, o Programa Jovens Urbanos / Poupança Jovem é fruto de uma parceria entre a Fundação Itaú Social e o Governo de Minas, com a assessoria técnica do CENPEC. O Programa atende atualmente 503 alunos da rede estadual de ensino, e tem por objetivos ampliar o repertório cultural e social dos jovens, contribuir para sua inserção no mercado de trabalho e potencializar habilidades e fluência comunicativas. Além da FDSM, são instituições executoras e apoiadoras a UNIVÁS (Universidade do Vale do Sapucaí), o SINDVALE (Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí) e a AMOREM (Associação de Moradores do Bairro Morumbi).

Segundo Wagner Santos, coordenador técnico do CENPEC, o Programa Jovens Urbanos / Poupança Jovem no município já é referência. “Construímos uma rede importantíssima de parceiros do Programa em Pouso Alegre. E este modelo de parceria, com resultados muito positivos, está sendo exemplo para parcerias com outros Governos de Estado”, disse.

“Trazer o Programa Jovens Urbanos para Pouso Alegre foi um passo importante para nós. Estamos avaliando os resultados da 1ª edição, que já se mostram bem positivos, e existe a forte possibilidade de continuarmos com o trabalho”, disse Valéria Riccomini, da Fundação Itaú Social.

“O sucesso do Programa Jovens Urbanos é uma demonstração de que a união do poder público com a iniciativa privada soluciona muitos dos problemas sociais que enfrentamos hoje. A FDSM está empenhada neste projeto, porque acreditamos que a educação é o único caminho para um futuro melhor, e para que o Brasil chegue ao primeiro mundo”, concluiu o Diretor da FDSM, Professor Rafael Tadeu Simões.

Nenhum comentário: