12 de maio de 2012

Trabalho de professora da FDSM é selecionado para apresentação em Congresso na Irlanda


A Professora Ana Carolina de Faria Silvestre foi selecionada para apresentação no Congresso Internacional intitulado "Regulating Emotions: Contemporary Understandings and Interdisciplinary Perspectives", realizado no final do mês de abril em Limerick, na Irlanda. O evento discutiu o papel das emoções na sociedade de maneira holística, reunindo pesquisadores do direito, da educação, da música, das artes, da psicologia, da medicina etc. de todo o mundo. Confira entrevista.

 1 – Seu trabalho foi selecionado para apresentação no Congresso Internacional intitulado "Regulating Emotions: Contemporary Understandings and Interdisciplinary Perspectives" em Limerick, na Irlanda. Fale um pouso sobre o evento.
O centro de pesquisa sobre as emoções na sociedade, da Universidade de Limerick, na Irlanda, realizou conferência internacional acerca da regulação emocional da cognição e do comportamento e seus reflexos na sociedade. Esse tema, tradicionalmente de interesse da psicologia e da psiquiatria, tem sido objeto de investigação da neurociência, da sociologia e, inclusivamente, do direito. Uma das mais proeminentes investigadoras do tema no âmbito do Direito; Dra. Terry Marroney, palestrou no evento. Eu tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente em The Hague, Holanda, no evento internacional intitulado Moral Emotions and Intuitions, no qual fui interventora selecionada. Ela, gentilmente, me enviou alguns de seus artigos acerca da relação (tensa e complexa) entre a realização prática do direito e a regulação emocional dos juízes.

2 – Fale um pouco sobre o seu trabalho

A minha pesquisa sustenta que a realização do direito é (e deve ser!) uma atividade racional-emocional assumida enquanto totalidade. Tradicionalmente, concebe-se razão e emoção como duas valências essencialmente distintas e apartadas. O direito seria, portanto, o espaço da racionalidade compreendida enquanto locus dominado pela lógica e absoluta ausência de emotividade. A razão (faculdade superior a dimensão corpórea e, portanto, mais excelente) deveria guiar quaisquer julgamentos aos quais se pudesse atribuir as características da logicidade, coerência e justeza prática. O julgamento judicial, enquanto espécie do gênero, não poderia descurar do (necessário!) afastamento das emoções das partes e, para além, não poderia permitir a intromissão nefasta das emoções dos juízes. No entanto, meu trabalho assume que a realização prática do direito, mediada pelo juiz, é uma atividade emocional e que as emoções podem ser bons (fundamentais, muitas das vezes) guias para a decisão justa.

3 – O que esta conquista representa para a sua vida como docente?

Ser selecionada para um evento como este representa o reconhecimento internacional de meu trabalho de investigação e compromisso com a pesquisa científica. Para além das exigências e compromissos com a docência, eu tenho me dedicado a ser uma pesquisadora de alto nível e a seleção de meu trabalho por uma comissão internacional de expertos me lisonjeia e incentiva a continuar a trilhar, de maneira comprometida e honesta, o (nem sempre fácil) caminho da pesquisa e investigação científica em direito.

4 – Quais resultados poderão ser percebidos em suas aulas a partir deste trabalho?
O nosso trabalho é o fruto de nossas investigações, experiências e, acima de tudo, de nosso desejo em realizá-lo sempre da melhor forma. A seleção de meu trabalho pelo Research Cluster in Emotions in Society se revela para mim como uma bússola a apontar a direção correta. Imbuída pelo espírito da descoberta, da curiosidade e do amor à pesquisa que me moveram (e movem!) a buscar oportunidades como esta de Limerick, pretendo me manter - também em sala de aula - enquanto uma agente facilitadora da construção dialogal e horizontal do conhecimento, comprometida com a busca de novas informações e tendências a serem discutidas em minhas aulas. Os resultados dessa pesquisa, para além do ambiente da sala de aula, serão imediatamente discutidos e problematizados no âmbito do grupo de estudos que coordeno na FDSM intitulado "A leitura de obras literárias realistas e a realização prática do direito", composto por alunos da graduação.

Nenhum comentário: