16 de agosto de 2012

FDSM promove Curso de Extensão em Judicialização da Política



Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão em Judicialização da Política, da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas). O curso será ministrado pelo renomado cientista político Renato de Andrade Lessa, que é diretor presidente do Instituto Ciência Hoje, professor titular de Teoria Política da Universidade Federal Fluminense, investigador associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Coordenador Acadêmico do Observatório dos Países de Língua Oficial Portuguesa. As aulas acontecerão aos sábados, das 8h às 11h, e terão início no dia 01º de setembro.

“O curso irá analisar o fenômeno da judicialização da política, tanto em seus aspectos de ordem teórica e internacional, quanto no que diz respeito às características que vem assumindo no caso brasileiro. Começaremos com as visões clássicas a respeito do regime representativo, que inclui as cláusulas de separação e autonomia dos poderes, tal como aparecem a partir dos clássicos do século XVIII. A partir daí, o curso tratará de algumas redefinições dessa matriz clássica, já no século XX, voltadas para o reconhecimento do crescente e, para muitos, inevitável, ativismo do Judiciário e do sistema de justiça. Atenção especial será dada ainda aos fundamentos da representação política, cujos mecanismos devem ser bem compreendidos para que tenhamos ideia clara a respeito dos desafios impostos pela judicialização”, destacou Dr. Renato.

O Curso de Extensão em Judicialização da Política é voltado para estudantes e profissionais do Direito e áreas afins.  Mais informações: 35 3449-8124 / comercial@fdsm.edu.br / contatos@fdsm.edu.br / WWW.fdsm.edu.br .

Sobre o Dr. Renato Lessa, professor responsável pelo Curso
Pesquisador I A do CNPq desde 2004 -, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1976) e Mestre (1987) e Doutor (1992) em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Realizou estágios de Pós-Doutorado na American University (Washington, DC) (1994); na Universidade de Lisboa (2004) e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris)- na qual foi Diretor de Estudos no Centre de Théorie et Histoire des Arts -, em 2005 e na Universidade do Piemonte Oriental, Vercelli, Italia, em 2012. Posições atuais: Professor Titular de Teoria Política, da UFF; Investigador Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Diretor Presidente do Instituto Ciência Hoje e Presidente dos Comitês Gestores dos Programas Por-África e Ciências Sociais/CPLP, do Ministério da Ciência e Tecnologia; Coordenador Acadêmico do Laboratório de Estudos Hum(e)anos e do Observatório dos Países de Língua Oficial Portuguesa (OPLPO/UFF).

Nenhum comentário: