16 de outubro de 2012

FDSM promove Semana da Diversidade

A Faculdade de Direito do Sul de Minas promoverá na próxima semana, de 22 a 26 de outubro, a Semana da Diversidade, com a temática “A diversidade como Direito Fundamental”. O evento está sob a coordenação do Prof. Dr. Alexandre Bahia, Prof. Dr. Elias Kallás Filho e acadêmico Wernner Lucas, e conta com o apoio direto dos alunos Luana Rosa, Kalyton Lucas, Paula Couto, Cinthia Cardoso, Isabelle Maris Pelegrini, Nívea Andreza de Oliveira Costa, e do ex-aluno da FDSM André Albuquerque.

De acordo com o Prof. Dr. Alexandre Bahia, a temática ‘A diversidade como Direito Fundamental’ foi escolhida para promover uma ampla reflexão sobre o novo conceito de direito de igualdade surgido na atualidade. “Percebe-se que o direito de igualdade hoje não significa apenas tratar a todos de forma igual, mas implica no reconhecimento de que há diferenças que precisam de proteção especial do Estado, justamente para se garantir a igualdade. Para nós, a melhor definição deste renovado conceito de igualdade é de Boaventura de Sousa Santos: temos o direito de ser iguais quando a diferença nos inferioriza, e o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza”, destacou.

O professor destacou a efetiva participação dos estudantes para a realização do evento. “O evento é uma iniciativa dos alunos, entre eles destaco os estudantes Wernner Lucas, Isabelle Maris Pelegrini, Kalyton Lucas, Nívea Flor, Paula Couto, Cinthia Cardoso, entre outros, inclusive os membros do grupo ProCon – Processo e Constituição. Isso, mais do que nunca, mostra o amadurecimento e a capacidade dos discentes da FDSM em promover discussões sobre o que há de mais atual no mundo e que, no Brasil, ainda somente é discutido dentro de círculos fechados de Pós-Graduação”, disse.

Segundo o estudante Wernner Lucas, a semana será composta por diversas atividades acadêmicas. “A ideia é que a comunidade possa debater e construir um pensamento crítico sobre questões importantes na sociedade atual. Agradeço aos meus colegas já citados pelo Prof. Alexandre, que trabalharam diretamente para a realização do evento, e à FDSM, que cedeu o espaço e deu todo o apoio para o nosso grupo”, disse.

Programação da Semana da Diversidade:
- 22/10 (2ª feira): 14h - Mesa redonda “Diversidade como Direito Fundamental” / 17h – exibição do documentário “Olhos Azuis”.
- 23/10 (3ª feira): 14h – Mesa redonda “Diversidade religiosa no Brasil e seus aspectos sociais” / 17h – exibição do documentário “Devoção”.
- 24/10 (4ª feira): 14h – Mesa redonda “Diversidade racial e miscigenação à brasileira” / 17h – exibição do filme Xingu.
- 25/10 (5ª feira): 14h – Mesa redonda “O machismo nosso de cada dia” / 17h – exibição do filme “A pele que habito”.
- 26/10 (6ª feira): 14h – Mesa redonda “Homossexualidade e a conquista dos direitos fundamentais” / 17h – exibição do filme “Orações para Bobby”.

A Semana da Diversidade acontecerá no prédio sede da FDSM, 3º andar – ENTRADA FRANCA. Informações: 35 3449-8109.

Nenhum comentário: