15 de agosto de 2013

Mestre formado pela FDSM publica artigo na Revista do Instituto de Direito Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa




O advogado Ricardo Alves de Lima é um dos grandes talentos formados pela FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), e vem se destacando no campo da produção científica. Recentemente publicou o artigo “A Aquisição do Vínculo de Filiação pela Adoção: Comparações entre os Institutos Brasileiro e Português” na Revista do Instituto de Direito Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.  
Ex-aluno da FDSM na graduação (concluída em 2010) e do mestrado (concluída em 2012), Ricardo fala sobre sua experiência bem sucedida como pesquisador no campo das ciências jurídicas. Leia a seguir.

1 – Fale um pouco sobre o trabalho realizado em parceria com a Universidade de Coimbra.
A elaboração do artigo “A Aquisição do Vínculo de Filiação pela Adoção: Comparações entre os Institutos Brasileiro e Português” foi possível devido à oportunidade de participar do intercâmbio entre a FDSM e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Essa oportunidade surgiu quando eu cursava o 4º ano da graduação, momento em que iniciava a confecção da monografia de conclusão de curso. Na época, a legislação brasileira sobre adoção havia passado por uma profunda reforma, e meu orientador, Prof. Dr. Renato Maia, sugeriu que aproveitasse a viagem para colher material sobre o tema também em Portugal. Na FDUC tive acesso a obras de doutrinadores portugueses, o que possibilitou a elaboração de um trabalho de comparação. Durante o primeiro ano do mestrado fiz uma profunda revisão desse texto, incorporando bases doutrinárias mais sólidas e melhorando a redação, para submetê-lo ao crivo de uma publicação. Nesse sentido, por ser uma revista de Direito Brasileiro numa Universidade portuguesa, a RIDB me pareceu ideal para a tentativa. O artigo foi submetido e aceito para publicação. 

2 - O que representa publicar na Revista do Instituto de Direito Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa?
“Na área acadêmica, a publicação é sempre muito bem vinda, seja pelo reconhecimento que proporciona, a difusão de ideias e vazão à pesquisa. Publicar na RIDB, porém, fez mais sentido por se tratar de um trabalho que comparava um instituto no Direito Brasileiro e no Direito Português. Além disso, por se tratar de um artigo que tem por base a monografia, creio que isso representa, também, que este trabalho que muitas vezes parece algo enfadonho pode se converter em algo positivo para o currículo do aluno”.

3 - Como este trabalho contribui com a evolução do Direito e da sociedade?
“Este trabalho contribui para demonstrar que o Direito Brasileiro não está aquém do Direito Português e Europeu, de um modo geral. Claro que a comparação também faz revelar os problemas que temos, aqui, quanto à efetividade: temos um ótimo Direito que, muitas vezes, não se converte em realidade prática, mas já superamos muitos dos estigmas de colonizado. Somos hoje, no Direito, uma influência, uma referência”.
.
4 – Como você avalia o Mestrado da FDSM?
“Um curso excelente, com um corpo docente altamente qualificado e acessível, uma biblioteca rica e um ambiente extremamente confortável. Sou muito grato à FDSM pelas oportunidades que tive e tenho aqui, e me sinto envaidecido por podermos ter acesso a tudo isso sem precisarmos sair de Pouso Alegre”. 

Nenhum comentário: