10 de novembro de 2014

FDSM apoia Univás em evento da Semana Nacional de Combate ao AVC



           Alunos e Professores do curso de Medicina da Univás, integrantes do Grupo Saúde e Qualidade de Vida, 
e o diretor da FDSM, Prof. Rafael Simões.


Com o apoio da Faculdade de Direito do Sul de Minas, o curso de Medicina da UNIVÁS realizou na tarde do dia, 30 de outubro, no Salão Nobre da FDSM, mais uma de suas atividades dentro da Semana Nacional de Combate ao AVC.          

   A neurologista e professora do curso de Medicina da Univás, Dra. Ilana Werneck Augsten, proferiu uma palestra sobre o tema “AVC – Causas e prevenções”  para os idosos que participam do projeto de responsabilidade social  - Grupo Saúde e Qualidade de Vida.                                      

  Para a neurologista Ilana, o evento foi de fundamental importância a fim de integrar ambas as instituições, tanto como, esclarecer e alertar o público todas as dúvidas referentes ao AVC. “É importante trazer para o grupo orientações sobre a doença, os fatores de risco (pressão alta, diabetes, colesterol alto); conhecimentos dos sintomas (fraqueza,  perda de sensibilidade de um lado do rosto, boca torta, dificuldades na fala, perda de visão súbita, tontura e desequilíbrio) e  prevenção ( cuidado com a pressão, controle diabetes, colesterol e a praticar atividades físicas . Os 90 % dos casos de AVC poderiam ser evitados se as pessoas conhecessem os sintomas e procurassem a emergência médica” explicou a médica.                               

  Após palestra os integrantes do grupo realizaram medição de pressão e teste de glicemia com os alunos  curso de Medicina.    A Faculdade também ofereceu um café especial a todos. 

 Orlando Brunet Filho é acadêmico do 1º período de Medicina e participou da atividade. “O fundamental é manter o controle do AVC porque a atenção básica está ligada diretamente na incidência do doença”, disse.                        

 Segundo o participante do Grupo Saúde e Qualidade de Vida, Sr. João Fagundes, a palestra foi muito instrutiva e produtiva. “Parabéns à Doutora Ilana pela palestra. Para nós idosos é muito importante obter informações de prevenção contra o AVC”, disse.     

Na opinião da coordenadora do Grupo, Sandra Ferracioli Abrahão, as palavras da médica quanto à causa e prevenção do AVC foram esclarecedoras  para os integrantes do grupo. “Todos receberam as informações com muito êxito, para os idosos é primordial que esse tipo de conversa seja realizado”.

O evento também contou com a participação do Diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões, e do Coordenador de Extensão da Univás, Prof. Antônio Homero Rocha de Toledo.



Nenhum comentário: