25 de março de 2015

Colóquio Interdisciplinar do D.A FDSM destacou a atuação e os desafios da mulher na sociedade contemporânea

Entre os dias 06 e 21 de março o Diretório Acadêmico Prof. Jorge Beltrão, com o apoio da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), promoveu o 1º Colóquio Interdisciplinar sobre o tema “Os Desafios da Mulher Contemporânea”, como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher – 08 de março.          

No decorrer do evento foram abordados temas que proporcionaram debates voltados às perspectivas, conquistas e a atuação da mulher na sociedade moderna e o combate à violência e desigualdade. As diversas palestras e oficinas contaram com a participação de alunos, ex-alunos, comunidade externa e autoridades.    
             
Na abertura do evento o tema abordado pela jornalista e integrante da ONU Mulheres, Amanda Lemos foi “Violência contra as mulheres nas Universidades”, com a participação da gestora do Núcleo de Extensão da FDSM, Profª Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues e professoras da instituição, Cláudia Mansani Queda de Toledo, Fafina Vilela de Souza, Renata Nascimento Gomes, Suzana Ribeiro da Silva e a presidente da 24ª Subseção da OAB, Dra. Waldete Kalil Homse.

Outro tema abordado foi “Questões de Gênero e Identidade”, com as palestrantes professoras Tatiana Ribeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Delze Santos, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC–MG). “É muito importante debater assuntos voltados para a valorização da mulher. E estes debates nos fazem avançar, é assim que a mulher conquistou seu espaço na sociedade”, disse a aluna do 5º período da FDSM, Mirella Cardinalle .
                       
Convidadas para falar da atuação do Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre e região (CIAMPAR), estiveram presentes as voluntárias do grupo, Irmã Neuza Madureira (Presidente), e a psicóloga Imaculada Efigênia de Moraes,(Vice-presidente).                  

O tema “Questões de Gênero e Identidade sob a Ótica da Psicologia” foi apresentado pela psicóloga Marisa Sanabria, integrante da Academia Feminina Mineira de Letras e professora de Psicologia na Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). "Eventos como este ampliam a perspectiva de entendimento da situação da mulher no cotidiano. O mundo acadêmico é um lugar importante para alertar essas questões", declarou a palestrante.

As demais palestras que ocorreram do 1º Colóquio Interdisciplinar foram “A mulher e o atual sistema político”, ministrada pelas juristas Gabriela Balestero e Renata Nascimento Gomes; “Parto Humanizado”, com a enfermeira Carolina Chapina Fernandes Chiarini, Secretária Municipal de Saúde, da cidade de Estiva. “Feminismo Popular”, com as palestrantes Larissa Goulart, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Graziele Ladeira, membro do Levante Popular da Juventude; “Luta Feminista no Brasil”, com as palestrantes Thaís de Souza Lapa, integrante da Marcha Mundial das Mulheres,que na oportunidade realizou a doação de seu livro “Aborto e Religião nos Tribunais Brasileiros” para a biblioteca da FDSM, e para o encerramento do evento uma palestra sobre “Objetificação da Mulher na Mídia”, com a presença de Djamila Ribeiro, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Rafaela Dotta , Integrante do Movimento Brasil de Fato.

 Para a acadêmica de psicologia da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), Camila Balducci, eventos como esse são necessários não somente para discussão dentro da área jurídica, mas em outras áreas profissionais. “Estudar os valores e o papel da mulher na sociedade é algo que vai além de uma única perspectiva. É uma multiplicidade de saberes, e precisamos dialogar amplamente sobre isso com vários setores da sociedade”, explicou.

Para a presidente do Diretório Acadêmico, Isabelle Maris Pelegrini, o Colóquio Interdisciplinar proporcionou aos alunos a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos e refletirem sobre diversos temas com grandes profissionais e também com a comunidade externa. “Foram abordados temas de grande relevância, como mulher e política, violência contra as mulheres nas universidades, parto humanizado, humanização do tempo, apresentação de trabalhos práticos de combate à violência de gênero, objetificação da mulher na mídia, interseccionalidade, atuação do feminismo popular, a história da luta feminista em prol da igualdade de gênero através dos movimentos sociais e da própria academia. O público atuou de maneira ativa, questionando as palestrantes, instigando o debate e refletindo sobre as abordagens feitas nos momentos do Colóquio. Valeu muito a pena realizarmos este evento”, declarou.

A Gestora do Núcleo de Extensão da FDSM, Profª. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues, avaliou de forma positiva a realização do 1º Colóquio Interdisciplinar. “Os temas apresentados estimularam debates enriquecedores sobre a posição atual da mulher na sociedade. A iniciativa do D.A foi bastante positiva, e parabenizo a todos os envolvidos”, afirmou. 

                                                Abertura do 1º Colóquio Interdisciplinar reuniu centenas de
                                                                     acadêmicos no Salão Nobre da FDSM.




                       1º Dia: Palestra com a jornalista e integrante da ONU Mulheres, Amanda Lemos.


                                 2º Dia: Palestra com Tatiana Ribeiro (UFOP) e Delze Santos (PUC-Minas).


                                         3º Dia: Apresentação do  Centro Integrado de Apoio à Mulher. 


                     4º Dia: Palestra com a integrante da Academia Feminina de Letras, Marisa Sanabria.


                       5º Dia: Palestras com as ex-alunas, Ma.Gabriela Balestero e Ma.Renata N. Gomes. 


                                 6º Dia: Palestra com a enfermeira Carolina Chapina Fernandes Chiarini.


                                     7º Dia: Palestra com Larissa Goulart (UNIFAL) e a integrante 
                                                          do Levante Popular da Juventude, Graziele Ladeira. 



                            8º Dia: Palestra com a integrante da Marcha Mundial das Mulheres, Thaís Lapa.


                                           Thaís de Souza Lapa, doou o exemplar de seu livro 
                                      “Aborto e Religião nos Tribunais Brasileiros” para a biblioteca da FDSM.


                               Encerramento com Djamila Ribeiro (UNIFESP) e a jornalista e integrante 
                                                                  do Movimento Brasil de Fato, Rafaella  Dota. 




Nenhum comentário: