21 de agosto de 2015

FDSM completa 56 anos de sucesso no ensino do Direito


Prédio da FDSM no final da década de 60.
Um grupo de pessoas unidas e engajadas pelo bem de Pouso Alegre e para a realização de um grande sonho: criar uma faculdade de direito que pudesse oferecer ensino superior de qualidade e acessível, contribuindo com a educação e o desenvolvimento do município. Foi assim que começou a história de sucesso da Faculdade de Direito do Sul de Minas, que neste dia 21 de agosto completa 56 anos de atividades.

Dr. Jorge Beltrão, idealizador e um dos fundadores da FDSM.
Registros históricos da FDSM contam que nos idos da década de 50, em uma pacata Pouso Alegre com cerca de 40 mil habitantes, o fechamento da Escola de Farmácia, Odontologia e Veterinária motivou a comunidade a se unir e trabalhar para a criação de uma instituição de ensino superior local. Foi então que um grupo formado por profissionais do Direito, empresários, autoridades e trabalhadores das mais diversas áreas se uniu em torno da proposta de desenvolvimento para o município através da educação.

Lançamento da pedra fundamental.
O grupo era liderado pelo juiz Jorge Beltrão, e com ele estavam, entre muitos nomes, Saulo Jésus Sales, Angelo Guersoni, Evaristo Toledo, Geraldo Clemente de Andrade, Rômulo Coelho, Breno Coutinho, Carlos Ferreira Brandão, Francisco Marino Modesto, José Duarte Costa, Milton Reis, Fernando Olinto Pereira, Célio de Oliveira Andrade, Alberto Péres, Jésus Ribeiro Pires, Ângelo Cônsoli, Gabriel Meireles de Miranda e várias outras pessoas que se engajaram no projeto.

1ª Turma com fundadores e professores da FDSM.
O presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM, e um dos fundadores da Faculdade, Saulo Jésus Sales, conta que o trabalho inicial foi árduo, e a união da população foi fundamental. Ele foi um dos avalistas para a compra do terreno onde se encontra a sede da instituição. “Nosso grupo formou uma sociedade por cotas de responsabilidade, a Associação de Cultura e Arte do Sul de Minas Ltda. Então saímos a campo para arranjar cotistas e compor o capital. Mobilizamos a população e tivemos a contribuição de pessoas de todos os níveis sociais. Em 1959 veio a autorização de funcionamento, e a próxima etapa era conseguir uma sede para a Faculdade. Temporariamente funcionamos no Grupo Escolar Hermantina Beraldo e na Escola Técnica de Comércio São José. Em 1962 compramos o terreno para a construção do prédio. Eu e o Angelo Guersoni fomos os avalistas, e Geraldo Clemente de Andrade foi o emitente da promissória”, conta.

Banca de inglês do 1º Vestibular.

Vestibular de 1962.
Em 21 de agosto de 1959, após passar por todos os processos burocráticos do Ministério da Educação, o Governo Juscelino Kubistchek expediu um decreto autorizando o funcionamento da FDSM, a primeira faculdade de direito do sul de Minas Gerais. Na época, a instituição tornou-se a quarta no Estado. Em São Paulo existiam apenas nove instituições, tendo no Brasil apenas treze cursos de direito até então. O projeto sonhado por um grupo visionário de cidadãos de Pouso Alegre tornou-se realidade.

Dr. Saulo Jésus Sales e Dr. Carlos Abel Guersoni Rezende, funcionários da FDSM há 51 anos.
O primeiro vestibular aconteceu entre 16 e 20 de fevereiro de 1960, no prédio do Colégio São José. Foram 88 candidatos inscritos e 57 matriculados, entre eles Maria Eunice Duarte Cheberle. “A criação da Faculdade de Direito do Sul de Minas foi a realização de um sonho para muitas pessoas que não podiam sair da cidade para dar continuidade aos estudos. O curso foi excelente, nossos professores não mediram esforços para fazer um trabalho de alto nível, proporcionando, inclusive, acesso a uma bibliografia que nem era usual em Pouso Alegre. Eles nos incentivavam à compra de livros jurídicos, e a Faculdade foi crescendo a partir daí, com esse idealismo dos primeiros professores e dos fundadores. Definitivamente Pouso Alegre não foi a mesma depois de 1959”, conta a ex-aluna da primeira turma.

Dra. Maria Eunice Duarte Cheberle, aluna da 1ª Turma.
Mais de cinco décadas se passaram, e ao longo desses anos a FDSM se transformou e aperfeiçoou seus trabalhos. Atualmente oferece cursos de Graduação, Especialização, Extensão e Mestrado. O corpo docente extremamente qualificado é um grande diferencial – cerca de 90% dos professores são mestres e doutores.

Prédio atual da FDSM.
Dentre as grandes conquistas da FDSM neste ano, a principal delas foi a nota 5 na avaliação do MEC (Ministério de Educação), conceito máximo de qualidade de ensino que a colocou entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. A instituição possui outros importantes diferenciais, como os convênios internacionais com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Faculdade de Direito da Universidade do Chile e Universidade Autónoma do México. A FDSM é ainda a primeira Faculdade de Direito do Brasil a obter a certificação ISO 9001:2008.

Prof. Luiz Otávio de Oliveira Rezende (Coordenador Financeiro), Prof. Saulo Jésus Sales (presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM), Prof. Edson Vieira da Silva Filho (vice-presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da FDSM), Prof. Leonardo de Oliveira Rezende (Coordenador da Graduação) e Prof. Rafael Simões (Diretor da FDSM). 
O ex-aluno e diretor da FDSM, Prof. Rafael Simões fala de sua gratidão pela instituição.  “Quando cheguei na FDSM para iniciar meus estudos em Direito não saberia o quão feliz seria e o quanto plena e duradoura seria esta felicidade. Os anos se passaram e hoje aqui estou, finalizando meu segundo mandato como diretor. Acredito que não fiz tanto pela instituição quanto ela fez por mim, porque o que a FDSM me proporcionou é de valor inestimável. Ela me fez crescer como ser humano e como profissional. Serei eternamente grato à instituição”.

Funcionário há 51 anos, o vice-diretor, Prof. Carlos Abel Guersoni Rezende, iniciou na FDSM na secretaria e como bedel, passando por várias funções até chegar à direção e vice-direção. Para ele, a FDSM é um sonho que foi idealizado e concretizado através da união da população de Pouso Alegre. “Grandes profissionais passaram pela Faculdade e deixaram a sua marca. E foi com muito trabalho que a FDSM chegou até aqui, com estes 56 anos muito bem vividos e administrados. O que desejo é que a Faculdade siga sua trajetória de sucesso. Evoluir sempre, este é o nosso lema”, finaliza.
A FDSM é um exemplo de que a união da sociedade em torno de uma grande causa gera frutos e resultados positivos para todos. Milhares de jovens se formaram, muitos empregos foram e são gerados, e o sucesso da instituição hoje projeta o nome de Pouso Alegre em todo o Brasil e até no exterior, devido aos seus convênios internacionais. A instituição é motivo de orgulho para os pousoalegrenses, e merece todas as nossas homenagens. Parabéns, FDSM!

Nenhum comentário: