13 de outubro de 2015

FDSM conquista Selo de Responsabilidade Social da ABMES

Alunos que participaram da Oficina de Redação ministrada pelas professoras Ana Carolina F. S. Rodrigues e Cláudia Rosa.

Alunos que participaram da palestra sobre Cyberbullying, ministrada pelo Prof. Ricardo Alves de Lima.

Alunos que participaram da Oficina sobre Vocação e Profissão, ministrada pelo Prof. Carlos Alberto Conti Pereira.

Alunos que participaram da palestra sobre Redução da Maioridade Penal, ministrada pelo Prof. Altair M. Machado. 



A Faculdade de Direito do Sul de Minas novamente foi certificada pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior) com o selo “Instituição Socialmente Responsável”, por sua participação na 11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Criada em 2005 como Dia da Responsabilidade Social, a campanha tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas instituições de ensino superior nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras, direcionadas para sociedade. Neste ano a campanha contou com a participação de cerca de 700 instituições de todo o Brasil. A FDSM é certificada desde 2007.

Para ser uma das instituições contempladas pela ABMES, a FDSM promoveu durante o período de 14 a 17 de setembro sua Semana de Responsabilidade Social, com palestras e oficinas voltadas para os alunos do ensino médio de escolas de Pouso Alegre e região. Cerca de 300 estudantes participaram de palestras e oficinas com temáticas voltadas para estudos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares. Os temas apresentados foram “Redução da Maioridade Penal: Prisão ou Prevenção?”, com o professor Altair Mota Machado, “Cyberbullying: agressividade sem limites”, com o professor Ricardo Alves de Lima, “Os Novos Modelos de Família no Brasil”, com o professor Francisco José de Oliveira, e a oficina “Vocação e Profissão: O que vou ser para crescer”, com o professor Carlos Alberto Conti Pereira.

Finalizando a Semana de Responsabilidade Social, a FDSM promoveu no dia 25 de setembro uma Oficina de Redação ministrada pelas professoras Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues, gestora do Núcleo de Extensão da Faculdade, e Cláudia Maria Rosa, docente do Colégio Intelecto, SESI e Cursinho Pré-Vestibular Municipal de Pouso Alegre. 

Convidada pela FDSM para participar da Semana de Responsabilidade Social, a professora Cláudia parabenizou a faculdade pela iniciativa. “Esse evento é uma valiosa oportunidade para revisão de conteúdo para o ENEM. Os estudantes precisam aprimorar cada vez mais as técnicas de escrita, e muitos deles têm poucos recursos para isso. A Faculdade de Direito do Sul de Minas está de parabéns pela iniciativa”, disse.

O professor Ricardo Alves de Lima, que ministrou a palestra “Cyberbullying, agressividade sem limites”, destacou o compromisso da FDSM com a sociedade ao promover a Semana da Responsabilidade Social. “Mais uma vez a FDSM afirma sua responsabilidade social com uma ação que tem o potencial de transformar a realidade dos envolvidos. O tema sobre o qual falei - Cyberbullying - está presente na vida desses jovens que cresceram num ambiente de uso constante das redes sociais. A percepção de que também o mundo virtual é tutelado pelo Direito torna esses jovens mais responsáveis no uso da internet e seus recursos”, disse.

A aluna Suellen Rosa, da Escola Estadual Monsenhor José Paulino, participou da Oficina de Redação. Satisfeita pela qualidade do encontro, ela destacou a importância da oficina para o ingresso em instituições de ensino superior de qualidade. “Uma boa redação é muito importante principalmente para o vestibular, porque é uma maneira de ingressarmos em boas faculdades. E a palestra de hoje mostrou o quão essencial é saber escrever um bom texto, utilizando as técnicas de forma correta. Valeu muito a pena, agradeço a Faculdade de Direito do Sul de Minas pela oportunidade”, concluiu. 

De acordo com o diretor Rafael Simões, o principal compromisso da FDSM é transferir para um número cada vez maior de pessoas o conhecimento que produz. Por isso a instituição investe continuamente em ações de responsabilidade social direcionadas à área da educação. “Nossa missão é transformar realidades através da educação, e isso não se limita aos nossos alunos. Durante todo o ano realizamos um trabalho de visitas às escolas, para promover palestras em que falamos sobre o Direito, temáticas atuais e motivacionais. Acredito que estamos efetivamente contribuindo com o desenvolvimento de nossa cidade e região através da educação, o bem mais valioso que uma pessoa pode receber. Somente através dela teremos uma sociedade melhor”, concluiu.

Nenhum comentário: