30 de outubro de 2015

Minicurso da FDSM aborda estruturação para apresentação de trabalhos científicos


                                  Ex-aluna da graduação e do Mestrado FDSM, Ma. Renata N. Gomes, 
                                                                            responsável pelo minicurso. 



Cerca de 80 acadêmicos da FDSM participaram no sábado, 24 de outubro, do minicurso sobre Apresentação de Trabalhos Científicos, que foi proferido pela professora Ma. Renata Nascimento Gomes.  

Segundo ela, o minicurso abordou a estrutura técnica para a comunicação oral de trabalhos científicos (Tema, Delimitação do tema, Problema, Objetivo geral e objetivos específicos, Justificativa, Metodologia e Resultados) em eventos científicos como simpósios, seminários, congressos e defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso. Foi também uma contribuição  para o aprimoramento técnico dos alunos e pesquisadores, participantes do Programa de Iniciação Científica da FDSM.

 “A apresentação oral de uma pesquisa é um dos momentos mais importantes no desenvolvimento e produção do conhecimento, seja como um requisito parcial para a conclusão de curso, seja como mecanismo de publicidade de pesquisa científica. A atuação técnica demonstra a maturidade da pesquisa e do aluno-pesquisador. Como ciência, a apresentação deve respeitar parâmetros de modo a funcionar como elemento de contribuição e disseminador de resultados científicos. E falar sobre pesquisa, auxiliando aos alunos nesta tarefa é sempre muito enriquecedor”, concluiu.  

Nenhum comentário: