26 de fevereiro de 2016

Projetos de Extensão da FDSM investem na formação jurídico-política dos alunos

 Alunos da FDSM,  estudantes do Ensino  Médio e integrantes da ELPA.
                                                                                                                                *Foto: Escola do Legislativo de PA


A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), em parceria com a Escola do Legislativo de Pouso Alegre Professor Rômulo Coelho, desenvolve desde 2012 dois projetos de voltados para os acadêmicos de graduação: a Câmara Universitária e a Monitoria do Parlamento Jovem (PJ). Desde então, ambos vêm se destacando como principais incentivadores na formação jurídico-política dos alunos. Para 2016, as ações  já estão definidas e terão início em março.

Uma das responsáveis pelo Projeto Monitoria do Parlamento Jovem, a pós-graduanda, Mônica Fonseca Franco, conta como serão desenvolvidas as atividades. “Os alunos irão auxiliar nos trabalhos dos jovens participantes do PJ Minas, colaborando nas oficinas e dinâmicas. Também farão cursos online promovidos pela Escola do Legislativo da ALMG (Assembléia de Minas). E trabalharão com o tema ‘Mobilidade Urbana’, auxiliando os jovens alunos do ensino fundamental e médio na elaboração de medidas de políticas públicas e projetos de lei que visem melhorar a vida comunitária. Além de auxiliarem na Plenária Municipal”, explica.

Letícia Rinaldi Xavier Duarte, acadêmica do 3º período, comenta sobre as ações realizadas como monitora do PJ. “As reuniões com os alunos das escolas públicas e particulares nos ensinaram muito sobre o nosso país e suas instituições. Também criamos projetos de lei com o tema ‘Segurança Pública e Direitos Humanos’. O PJ foi um diferencial na minha formação política e cidadã, e espero poder participar de outros projetos promovidos pela FDSM e Escola do Legislativo”.  
No Projeto de Extensão da Câmara Universitária, os acadêmicos poderão participar dos encontros da Câmara Mirim e Câmara Jovem, ajudando os estudantes nas questões necessárias e temas trabalhados. “Os temas de estudos são Processo Legislativo, Orçamento Público, Sistema Eleitoral, Tributação e Constituição Federal, trabalhada por meio da Constituição em Miúdos, na Gincana do Saber de 2015, além de várias outras atividades de interesse sócio-político”, acrescenta Mônica.

Para o acadêmico do 5º período, Ygor Vilas Boas Ortigara, que atuou como membro da Câmara Universitária, os ensinamentos adquiridos com a coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, foram inovadores. “Por meio de uma linguagem simples, ela conseguiu abranger desde os alunos do ensino fundamental até os alunos da graduação. Temas diversos que foram tratados em sala da aula na Faculdade também foram discutidos no projeto. Com as reuniões da Câmara Universitária, surgiu a ideia de compor uma chapa para concorrer às eleições do Diretório Acadêmico da FDSM, onde atuo como um dos membros”, relata.

Para Madu Macedo, a parceria entre as instituições é produtiva e enriquecedora. “A Escola do Legislativo é um local onde os acadêmicos desenvolvem habilidades de monitoramento, liderança, conhecimento sócio-político e vários outros promovidos pelo contato com os vereadores mirins e jovens. É sempre bom contar o engajamento e interesse desses alunos em nossos projetos”, diz ela. 

A coordenadora do Núcleo de Extensão, Ana Carolina de Faria Silvestre, ressalta que os projetos são incentivadores de temas jurídicos de relevância comunitária. “O conhecimento científico deve extravasar as barreiras físicas da FDSM e contribuir com a mudança da comunidade. Este é o intuito dos projetos de extensão e um compromisso com a instituição”, finaliza.

Os Projetos 

A Câmara Universitária proporciona aos acadêmicos do Direito a oportunidade de acompanhar e participar das aulas, sessões e palestras da Câmara Mirim, Câmara Jovem, Parlamento Jovem e Academia Juvenil de Letras, promovendo a educação cidadã e a vivência prática dos mecanismos de participação democrática.

A Monitoria do Parlamento Jovem tem como objetivo promover a integração dos acadêmicos do Direito com as atividades da ELPA, de maneira a aprimorar suas experiências universitárias, e ao mesmo tempo, contribuir para o aprofundamento das questões jurídico-políticas discutidas com os jovens participantes da escola, fortalecendo o intercâmbio entre a instituição e a sociedade.


Nenhum comentário: