5 de setembro de 2016

Alunos da FDSM assistem palestra sobre ação judicial movida pelo cantor Roberto Carlos para a censura do livro “Roberto Carlos em detalhes”






“O caso Roberto Carlos em detalhes e seus desdobramentos” foi o tema da palestra ocorrida na manhã do último sábado, dia 3, na FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas). Sob a coordenação do Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira, o evento contou com a participação da jurista Deborah Szjajnberg e do escritor Paulo César de Araújo, autor dos livros “Roberto Carlos em detalhes” e “O Réu e o Rei”.
De acordo com o coordenador e idealizador do evento, Prof. Leandro, o objetivo foi levar aos alunos esclarecimentos sobre o Direito do Entretenimento. “Escolhi abordar esse tema com a apresentação de um caso real muito interessante, que é o do processo movido pelo cantor Roberto Carlos contra o escritor Paulo César de Araújo. A ideia é levar aos alunos esclarecimentos sobre o Direito do Entretenimento, especialmente sobre a censura e a liberdade de expressão”, disse.

Durante sua palestra, a jurista Deborah apresentou aos alunos todos os detalhes sobre o processo civil e criminal movido pelo cantor Roberto Carlos contra o autor Paulo César de Araújo, que teve a venda do seu livro “Roberto Carlos em Detalhes” proibida em 2007. O autor do livro também falou aos alunos. “O momento mais difícil dessa disputa judicial foi quando eu saí da audiência e percebi que um trabalho de quase 15 anos, que havia sido bem recebido pelo público e pela crítica, foi reduzido a nada em uma audiência com argumentos infundados. Foi nesse momento que comecei a escrever o livro ‘O Réu e o Rei’, que relata todo esse debate jurídico”, disse Paulo. 
            Segundo a Dra. Deborah Szjajnberg, o processo teve um desfecho sem resolução de mérito. “A juíza decidiu que, como o autor da ação sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), a preocupação por controle de tudo que se escreve sobre ele é causada pela doença”, explicou. 


            Após o evento, houve um momento de interação entre os palestrantes e os alunos, no qual puderam esclarecer dúvidas sobre o direito do entretenimento e sobre a censura judicial do livro “Roberto Carlos em Detalhes”. Cerca de 200 alunos participaram da palestra.


Nenhum comentário: