14 de outubro de 2016

FDSM promove evento científico sobre a catástrofe ambiental de Mariana/MG

    


A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) realizará no dia 04 de novembro o Colóquio “Um ano de Samarco”. O objetivo será promover uma ampla discussão sobre a maior catástrofe ambiental da história de Minas Gerais, que foi o rompimento da barragem da Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. O evento é voltado para a comunidade externa, professores e estudantes em geral.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação da FDSM, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, falou sobre o evento. “Iremos compartilhar com a comunidade em geral uma avaliação e uma discussão sobre o que aconteceu, o que já foi feito e o que ainda precisa ser feito com relação a esta catástrofe ambiental. A data do evento é muito emblemática, pois marca justamente um ano do acontecimento. Este colóquio será um evento multidisciplinar, no qual teremos profissionais de diversas áreas para tentar analisar não só a questão ambiental, mas também a questão social, dos direitos fundamentais e da autonomia das comunidades que foram atingidas. Com este evento o programa de mestrado cumpre sua função social, que é colocar em discussão uma linguagem acadêmica sobre questões que são relevantes para Minas Gerais e para o Brasil”, explicou.

O Colóquio conta com o apoio da UNIVÁS (Universidade do Vale do Sapucaí), e acontecerá no dia 04 de novembro, às 19h, no Salão do Júri da FDSM. Para participar os interessados devem fazer suas inscrições pelo site www.fdsm.edu.br. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone: (35) 3449-8106 ou pelo e-mail: ppgd@fdsm.edu.br.

Confira a programação:

19h: Abertura
Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni - Coordenador do PPGD/FDSM      
Prof. Carlos Alberto Conti Pereira – FDSM

19h10min: Desastre de Aznalcóllar e Desastre de Mariana, paralelos e diferenças: O papel do Estado no Desenvolvimento Sustentável
Profª. Dra. Maraluce Maria Custódio PPGD/ESDHC

19h30min: Recuperação das áreas degradadas: Estimativas e desafios    
Prof. Dr. Manoel Araújo Teixeira PPGB/UNIVÁS

19h50min: A Vale, o Vale e a Lama
Prof. Dr. Luciano Costa IEA/USP SC
Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni PPGD/FDSM e PPGB/UNIVÁS

20h20min: Direitos Humanos e Empresas: nova fronteira para antigos obstáculos
Prof. Dr. Luís Renato Vedovato FCA/Unicamp

20h40min: Educação e gestão ambiental
Profª. Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis DEPASE/Unicamp

21h: O desastre de Mariana como problema de saúde global
Prof. Renato Augusto Passos (SGS/USP e EEWB)

21h20: Abertura para proposições e debates
22h: Abertura da exposição fotográfica O Vale, a Vala e a Lama.

Nenhum comentário: