6 de julho de 2017

Alunos do Mestrado em Direito da FDSM realizam atividade de Inserção Social

Primeira ação do projeto de Inserção Social do Mestrado da FDSM em 2017. 

Mestrandos foram às ruas para orientar a população sobre seus direitos e deveres,
através da atividade "OAB na Comunidade".

O projeto de inserção social do PPGD FDSM (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito do Sul de Minas), que envolve todos os alunos do curso de Mestrado em Direito, teve como sua primeira atividade de 2017 o “OAB na Comunidade”, realizada pelos mestrandos (responsáveis pelo projeto) Neymilson Carlos Jardim, que lidera o grupo, Arthur Vaz Ribeiro, Adriano Rodrigo Reis, Priscila Pâmela Ruiz, Ricardo Teixeira Naback e Gilmar Rezende Júnior.

Com o objetivo de cumprir sua parcela de responsabilidade social institucional, a FDSM se vale da interação instituição/sociedade civil no sentido de promover a emancipação social por intermédio das pesquisas que ela realiza em sua área de concentração, Constitucionalismo e Democracia, e nas linhas de pesquisa por ela abrigadas, Efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais e Relações Sociais e Democracia. Assim, visando desenvolver junto à comunidade atividades de conscientização sobre cidadania e direitos e deveres, por meio de palestras, dinâmicas e orientações gerais, os alunos deixaram a comodidade do ambiente acadêmico e, em parceria com a OAB MG, foram às ruas do bairro Sion, em Varginha, dando vida ao projeto "Cidadania para Todos", tratando de temas como educação jurídica, educação ambiental, políticas, cidadania, dentre outros.

De acordo com o mestrando Neymilson, o grupo buscou realizar seus trabalhos 'consciente da necessidade de ultrapassar os muros acadêmicos de reflexão interna, atuando junto à concreta realidade social'. "O Direito é concebido como um fenômeno social. E, em decorrência, a ciência jurídica é assumida como ciência dos problemas reais, práticos. Neste sentido, o grupo visa atuar junto à concreta realidade social em que vive o cidadão, dentre os quais, a maioria apenas é movida pelo senso comum de um discurso que, muitas vezes, acoberta interesses econômicos e financeiros", explicou.

Segundo o coordenador geral das ações e projetos de inserção social do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FDSM, Prof. Pós-Doutor Edson Vieira da Silva Filho, o PPGD da FDSM tem se empenhado no envolvimento de todos os seus alunos na concretização de mudanças sociais promovidas pelo curso de Mestrado em Direito. “Nesse importante momento pelo qual passamos, é necessário que a academia rompa os muros que tradicionalmente a contém. Uma ruptura de dentro para fora, que permita que, mais do que idéias, sejam produzidas transformações sociais fáticas”, disse. 

De acordo com Neymilson, a primeira ação do grupo foi desenvolvida na cidade de Varginha, município em que reside e por isso o escolhido para o lançamento do projeto. "Realizamos a ação em parceria com a 20ª Subseção da OAB/MG, e muitos dos objetivos foram alcançados com êxito, pois acreditamos que a grande maioria dos participantes da comunidade obteve relativa compreensão de conceitos básicos sobre cidadania e alguns dos direitos e garantias fundamentais previstos em nossa Constituição Brasileira de 1988", concluiu.

“Nosso programa se estende durante todo o ano letivo, e geralmente temos no primeiro semestre a elaboração dos projetos a serem implementados e das dinâmicas pertinentes a cada um deles. Tais dinâmicas ocorrem, via de regra, no segundo semestre, quando as atividades planejadas ganham vida e são levadas à comunidade de Pouso Alegre e região”, concluiu Dr. Edson. 

Nenhum comentário: