7 de novembro de 2017

Alunos da graduação revivem a obra "O Alienista" sob a ótica do Direito

Alunos do 4º período D em atividade extraclasse.

Na manhã de terça-feira, dia 7, alunos do 4º Período D da graduação realizaram uma atividade extraclasse da disciplina Interpretação e Argumentação Jurídica, envolvendo a famosa obra "O Alienista", de Machado de Assis. Unindo os conhecimentos jurídicos com a experiência da literatura, os estudantes experimentaram uma atividade lúdica que reúne técnicas de argumentação jurídica, oratória, estruturas discursivas da ciência e narrativas literárias.

No enredo, ocorreu o julgamento do personagem Simão Bacamarte, médico respeitado na Europa e no Brasil. Sob a acusação de ter praticado abuso no exercício da profissão e crimes de cárcere privado, Dr. Simão Bacamarte ficou conhecido pela construção do Manicômio Casa Verde, no qual internou compulsoriamente quase todos os moradores da sua cidade natal, Itaguaí, por julgar estarem loucos.

Para Rafael Lazzarotto Simioni, professor da disciplina, 'os estudos do direito a partir da literatura são importantes meios de questionamento e reflexão dos problemas jurídicos da sociedade'. "Isso porque, a literatura, como forma de expressão artística e cultural, é um importante instrumento de crítica e de problematização das estruturas sociais. Através da obra de Machado de Assis é possível ilustrar, por exemplo, a problemática da história da loucura de Michel Foucault e a construção social dos conceitos de loucura, doença e saúde. Até chegarmos no que atualmente chamamos de biopolítica, que é a transformação do regime de controle da doença e da morte por um regime de controle da saúde e da vida”, concluiu.

Nenhum comentário: