24 de novembro de 2017

FDSM, Unicamp e Universidade do Chile promovem Seminário Internacional sobre Pedagogia Jurídica


Professores da FDSM, Unicamp e
Universidade do Chile.
 A FDSM, Unicamp e Universidade do Chile promoveram no dia 17 de novembro o Seminário Internacional Brasil-Chile em Pedagogia Jurídica. O evento aconteceu na Faculdade de Direito da Universidade do Chile, e foi resultado de uma ação conjunta entre o departamento de pedagogia universitária das três instituições. A FDSM foi representada pelos professores Rafael Lazzarotto Simioni, Elias Kallás Filho Ana Carolina de Faria Silvestre e Cícero Krupp da Luz. Também participaram alunos da graduação.

De acordo com o professor Rafael Lazzarotto Simioni, que coordena o Programa de Pós-Graduação em Direito, o evento foi um marco histórico para a instituição. “Através dele iniciamos um relacionamento muito especial com a Faculdade de Direito da Universidade do Chile. Em breve teremos boas novidades decorrentes dessa parceria. Chile e Brasil são países que compartilham problemas sociais e desafios comuns. Somos países do Sul, da América Latina. Nossa história é parecida. Os desafios que compartilhamos com a efetividade dos direitos fundamentais sociais e com o fortalecimento dos espaços democráticos nas instituições são similares. Sem dúvida nenhuma esse evento foi apenas a primeira de várias atividades acadêmicas que vamos realizar com a Universidade do Chile nos próximos anos, não só para os estudantes e pesquisadores do Programa de Mestrado da FDSM, mas também para os alunos da graduação e da especialização”, destacou.

Professores e alunos da FDSM.
Para o professor Elias Kallás Filho, coordenador da graduação, o evento representa o fortalecimento da inserção social da FDSM no mundo. “De forma contínua e alinhada temos conseguido avançar a cada ano. Já participamos de eventos em outros países, e agora com a Universidade do Chile, mostrando que o protocolo de cooperação que existe entre as instituições é efetivo e tem atividades reais. Nessa ocasião, congregamos três instituições de renome, que foram a FDSM, a Unicamp e a Universidade do Chile. Destacamos também a importância da presença de nossos alunos. Isso mostra que os estudantes da FDSM têm a oportunidade de vivenciar atividades internacionais”, disse.

O professor Cícero Krupp da Luz, gestor do Núcleo de Pesquisa, enfatizou a importância do debate de ideias proporcionado aos professores e alunos. “Debater ideias com pesquisadores de outros países nos dá a oportunidade de comparar os problemas vividos pelas nações latino-americanas. Nesses últimos anos, o Brasil tem vivido grandes questionamentos e mudanças. E até mesmo nós, do Direito, temos tentado compreender melhor o que está acontecendo. É interessante ter esses paralelos, principalmente com países que são muitos mais próximos de nós. Estudar o Chile e a Argentina diz muito mais do Brasil do que estudar os Estados Unidos. Por exemplo, a corrupção é um problema gravíssimo do Chile, e eles também acreditam que são o pais mais corrupto do mundo. A Colômbia, o México, todos os países latinos americanos se consideram os mais corruptos do mundo. Isso tira um pouco do peso do brasileiro de achar que só nós temos problemas. E por fim, como podemos buscar as mais adequadas soluções, que são outros problemas que todos os países latino americano têm, como a extrema desigualdade. O seminário tratou de pedagogia jurídica, um tema super relevante, que é como podemos fazer com que o estudo do Direito não seja exclusivamente técnico, exclusivamente mecânico, e sim que os professores sejam formadores de cidadãos que possam pensar criticamente a nossa sociedade e observar além do obvio, para ir além. É isso o que buscamos na FDSM em todos os níveis, graduação, especialização e mestrado”, afirmou.

Novos eventos internacionais serão realizados pela FDSM em 2018, informou a gestora de Relações Interinstitucionais e do Núcleo de Extensão, professora Ana Carolina de Faria Silvestre. “O que eu vejo de proveitoso é que tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do que está sendo produzido na Universidade do Chile. Isso nos dá a possibilidade de fazer novos eventos e escrever em conjunto, por meio de parcerias acadêmicas bem variadas. A participação de alunos também foi muito interessante, eles puderam conhecer outra cultura. Em 2018 teremos um livro publicado por meio de um projeto que engloba as três instituições. Eu coordenarei a obra juntamente com professores da Unicamp e Universidade do Chile. Teremos uma evidência dessa relação interinstitucional e da internacionalização da FDSM, o que consolida ainda mais o nome da instituição em nível mundial”, concluiu.

Nenhum comentário: