21 de março de 2018

Curso de Graduação da FDSM inova com Revista Eletrônica


Professor Doutor Cristiano Thadeu e Silva Elias,
idealizador e coordenador do projeto.

Revista Eletrônica será semestral. 


O curso de Direito da FDSM acaba de ganhar mais um importante diferencial. Trata-se da Revista Eletrônica Ratio Juris, uma publicação online que oferece oportunidade para alunos e professores da graduação divulgarem seus trabalhos científicos. No primeiro número lançado neste mês, foram publicados 10 trabalhos com grande diversidade temática, já que a linha editorial é compreensiva, admitindo produções em todos os ramos do direito. O projeto foi idealizado e coordenado pelo doutor Cristiano Thadeu e Silva Elias, professor da graduação e mestrado da faculdade. 

Segundo o diretor da faculdade, Leonardo de Oliveira Rezende, o objetivo é incentivar os alunos à pesquisa e produção de conhecimento. “Por meio da Revista Ratio Juris nós pretendemos incentivar os nossos alunos à produção científica desde a graduação, valorizando a pesquisa e a construção de um novo pensar sobre as várias vertentes que envolvem o Direito. Os alunos, em co-autoria com professores, poderão publicar seus trabalhos. Isso é um grande diferencial na vida acadêmica deles e também para a instituição, que cada vez mais é reconhecida como um centro de excelência na formação de profissionais da área jurídica”, disse.

A Revista Ratio Juris terá periodicidade semestral, com participação aberta não só para alunos e professores da graduação, como também para a comunidade externa de pesquisadores. “Além dos textos de autoria dos alunos e professores da FDSM, também serão aceitos textos de alunos vindos de outras faculdades. É importante que os artigos estejam dentro dos paradigmas exigidos pela Revista. Afinal, queremos ter um trabalho de qualidade, atraindo o interesse do aluno pela divulgação de seus estudos”, explicou o professor Cristiano Thadeu e Silva Elias. 

O acesso à Revista é gratuito e aberto ao público, através do site da faculdade, clicando-se na última opção dentro da barra GRADUAÇÃO - goo.gl/AgNpDb . Na primeira edição participaram os seguintes pesquisadores: Suzana Ribeiro da Silva, Mariana Inácia da Silva, José Augusto de Carvalho Neto, Regina Lúcia Junqueira Santos, Vinicius Tadeu Campanile, Gustavo Silva Xavier, Tábata Paiva Mariano, Jéssica Tavares de Souza, Rodolpho Teixeira Carvalho, Marília Gabriela Andrade Pereira e Kaelly Cavoli Moreira da Silva, além do idealizador do projeto, professor Cristiano. Os temas foram os seguintes: “Dos critérios de responsabilização penal da pessoa jurídica”, “Vias alternativas de solução de conflito sob a ótica do novo Código de Processo Civil”, “Dos direitos conquistados pelo trabalhador doméstico a partir da CF/88 e sua eficácia”, “Imunidades tributárias: aspectos controversos”, “Supremo Tribunal Federal em perspectiva: análise do habeas corpus 126.292 e de sua construção histórica”, “Reconstruindo a adoção: para uma aplicação constitucionalmente adequada a partir da adoção inuitu personae”, “Tribunal do júri: uma abordagem crítica da soberania dos veredictos”, “Receptação de res produto do crime de favorecimento real impróprio”, “A política da tolerância zero como controle da criminalidade no Brasil” e “Mulheres "mulas": um estudo sobre a instrumentalização da mulher pelo tráfico de drogas na América Latina”.

Para o professor Cristiano, a Ratio Juris é um projeto inovador e ‘a realização de um sonho’. “A ideia é disseminar no curso de graduação o entusiasmo pela pesquisa que já existe no mestrado da FDSM. Além de contribuir para a formação dos alunos, isso aumentará os índices de pesquisa dos professores, logo, o conceito da nossa instituição. Como editor titular da Revista, inauguro o primeiro número com muitos agradecimentos a todas as pessoas que colaboraram na execução desse projeto: minha família, o Professor Doutor Elias Kallás Filho, meus superiores Professores Carlos Abel Guersoni Rezende, Rafael Tadeu Simões, Leonardo de Oliveira Rezende e Luiz Otávio de Oliveira Rezende, Editores Associados que trabalham comigo, Professores Doutores membros do Conselho Editorial, Avaliadores que deram parecer técnico sobre os textos, à Professora Mestre Renata Nascimento Gomes, e aos membros do corpo técnico administrativo da faculdade, William Cleisson Carvalho, do setor de TI, e Cristiane Moraes, da Assessoria de Comunicação”, finalizou.

Nenhum comentário: