23 de abril de 2018

FDSM realiza palestra para conscientizar sobre a situação das crianças abandonadas na República Democrática do Congo


Na última sexta –feira, dia 20 de abril, aconteceu na FDSM a palestra com o tema “Os Conflitos Armados no Leste da República Democrática do Congo/África e seus Impactos nos Direitos da População”, ministrada pelo Professor Mark Pereira dos Anjos, mestre em direito pela Université Monstequieu Bordeax IV, e também representante nacional da ONG New Chance Foudation. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão.




Em sua apresentação o palestrante falou sobre a experiência vivida no país africano, onde passou uma temporada em outubro de 2011, como professor de português e cultura brasileira. Após conhecer a dura realidade de crianças em alto nível de carência e também vulnerabilidade social, ele se tornou um colaborador da New Chance Foundation no Brasil. Durante a palestra, o professor relatou histórias de crianças abandonadas por diversos motivos, como guerra, pobreza, doenças entre outros. Além de falar sobre a atual situação do país, também apresentou a New Chance Foundation e seus projetos. Segundo ele, a fundação tem como objetivo proporcionar às crianças acolhimento familiar e condições dignas de vida, bem como colaborar com a formação educacional e, a longo prazo, treinamento em programas de formação profissional.  A New Chance Foundation tem sua base na cidade de Sandnes, na Noruega, e coordena um centro de acolhimento para crianças vítimas da guerra na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, um dos países mais pobres do mundo.

Ao final o palestrante falou sobre o seu compromisso em ajudar a New Chance Foundation no Brasil. “Fiquei muito sensibilizado com a situação das crianças, e me comprometi a ajudar e a compartilhar a história com pessoas próximas a mim no Brasil, para que pudéssemos enviar ajuda periódica para elas”, disse.
Na FDSM é possível ajudar através do Diretório Acadêmico, adquirindo camisetas e marca livros. O dinheiro arrecadado com as vendas será enviado para a fundação.





Nenhum comentário: