7 de junho de 2018

Ex-Aluno da FDSM é o novo presidente do STJ


O ex-aluno da Faculdade de Direito do Sul de Minas, ministro João Otávio de Noronha, foi eleito o novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos órgãos máximos do Poder Judiciário do Brasil. 

O STJ foi criado pela Constituição de 1988 e é composto por 33 ministros, escolhidos e nomeados pelo presidente da República, depois de sabatina no Senado. A Corte é responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil.

Formado em 1981 pela FDSM, o jurista já foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2013 e 2015, e também exerceu a função de corregedor-geral da Justiça Federal, entre 2011 e 2013. No STJ, o ministro foi membro da Primeira e da Segunda Seção e ocupou o cargo de presidente da Terceira Turma em 2016. 

Entre as prioridades do novo presidente, estão o desenvolvimento tecnológico para acelerar a prestação jurisdicional, a racionalidade na utilização dos recursos orçamentários e a melhoria do fluxo de trabalho entre o STJ e as cortes estaduais. "Quero ser presidente do mais eficiente tribunal deste país. Eficiente no julgamento, na publicação dos acórdãos e na gestão da Justiça brasileira”, afirmou logo após ser eleito no último dia 6 de junho. 

Nenhum comentário: