12 de novembro de 2018

Professores e Alunos da FDSM participam de evento no Uruguai


No dia 1º de novembro, alunos e professores do mestrado e graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas participaram do Seminário Internacional IUSUR com o tema “Democracia e Direitos Fundamentais desde uma perspectiva transnacional”, em Montevidéu, Uruguai. O evento aconteceu na Faculdade de Direito da Universidade da República (UdelaR), e contou com a participação dos professores Eliás Kallás Filho, Cícero Krupp da Luz, Ana Carolina de Faria Silvestre e Ana Elisa Spaolonzi Queiroz de Assis, dos mestrandos Erick de Freitas Mendes e Jéssica Yume Nagasaki, e também de alunos que apresentaram seus pôsteres durante o Seminário.

Os professores e alunos da FDSM apresentaram seus trabalhos sobre temas que relacionavam-se com uma perspectiva global de entendimento dos processos de transnacionalidade do direito. Abaixo os pesquisadores e respectivos temas tratados:
  • Professora Pós-Doutora Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis: "Formação jurídica e transnacionalidade: um conteúdo para discutir democracia e direitos fundamentais".
  • Professor Doutor Cícero Krupp da Luz: "Ceci n'est pas un droit: Por que volver a leer Michel Foucault?".
  • Professor Pós-Doutor Elias Kallás Filho: "Direito de voto dos estrangeiros no Brasil: uma análise da proposta de emenda à Constituição 25/2012".
  • Mestranda Jéssica Yume Nagasaki: "A aplicabilidade da convenção n.105 da OIT: uma análise dos venezuelanos encontrados em condições análogas à de escravo no Brasil".
  • Mestrando Érick de Freitas Mendes: "O Estado de exceção global e a sacralidade do sujeito internacional como desenvolvimento das relações imperialistas".
Também participaram os seguintes alunos da graduação: Nathália Costa, Suellen Carvalho, Vânia Pereira, Vitória Costa, Paulo Henrique Teodoro Júnior, Amanda Cintra, Thiago Balbino, João Gabriel Alves Assis, Alisson Jordão Rego, e os mestrandos Júlio Cesar Franco, Alexandre Moreira de Souza, Juliele Ribeiro Augusto, Carla Thaís Santiago Azevedo e Tamires Gonçalves.

"O evento foi um importante momento para alunos do mestrado e da graduação estrearem em apresentações internacionais. Adicionalmente, em todas as mesas do evento estavam professores tanto da FDSM quanto da Universidad de la Republica, isto é, o evento foi bem costurado para demonstrar a cooperação intelectual no campo da democracia e dos direitos fundamentais. Fomos muito bem acolhidos pelo Professor Enrique Martínez e pela instituição", destacou o professor doutor Cícero Krupp da Luz. 











 

Nenhum comentário: