25 de março de 2019

Alunos da FDSM visitam APAC de Pouso Alegre

Conhecer o trabalho inovador da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). Com este objetivo, o Grupo de Pesquisa Ultima Ratio, liderado pelo Prof. Dr. Cristiano Thadeu e Silva Elias, e o Diretório Acadêmico Professor Jorge Beltrão promoveram uma visita técnica dos alunos à instituição, que é uma entidade civil sem fins lucrativos, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade.

A atividade aconteceu em fevereiro, com o apoio da FDSM. Os alunos conheceram as galerias do regime fechado, a escola, a oficina de artesanato, a biblioteca, as celas e o auditório. Eles puderam interagir com cerca de 100 presos em total segurança. Houve muito diálogo, depoimentos emocionantes de presos e inclusive um pronunciamento do diretor interino da unidade.

Também foram realizadas visitas à ala do regime semi-aberto e diversos locais, como a cozinha, a panificadora, a marcenaria, a oficina mecânica e toda a atividade rural da unidade, que inclui agricultura e pecuária de suínos. “O que mais me impressionou na visita foi a escola do regime fechado, em que os presos podem concluir o ensino de 1º e 2º graus. Dos 104 presos em regime fechado, aproximadamente 20% estão cursando ensino superior na modalidade EAD. A APAC de Pouso Alegre é uma unidade prisional privada de primeiro mundo. Agradeço à FDSM pelo apoio a esta atividade, e ao D.A. pela parceria com o nosso Grupo de Pesquisa. Com certeza, juntos faremos experiências com todas as agências penais de nossa região", destacou o professor Cristiano, que acompanhou os alunos.

Para a aluna Mariana Pereira de Almeida, representante do Diretório Acadêmico, a atividade foi um momento de reflexão e quebra de paradigmas. "A princípio sempre temos um certo receio e até preconceito em visitar locais como a APAC, ter contato com os detentos. Mas eu me surpreendi com a segurança, a organização, a forma de tratamento aos presos, a estrutura que eles têm lá, para estudar e trabalhar. E a postura deles, como pessoas conscientes, que respeitam o local onde estão se recuperando. Creio que o que eles mais precisam é, sobretudo, de um voto de confiança da sociedade. Do reconhecimento de que eles querem se ressocializar e retomar suas vidas fora da prisão com dignidade. Enfim, valeu muito a pena participar da visita", concluiu.

O Prof. Cristiano com os alunos em visita à APAC.

Nenhum comentário: