21 de dezembro de 2019

Mestrandas apresentam trabalho em Congresso na Universidad Nacional Mayor de San Marcos/Peru

As mestrandas da FDSM Jéssica Yume Nagasaki e Bruna Monique Machado Simões participaram do XXXII Congresso Internacional ALAS (Associação Latino Americana de Sociologia), em Lima/Peru, entre os dias 1º e 6 de dezembro de 2019.  O evento aconteceu na Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), a primeira universidade pública da América Latina.

O Congresso contou com a conferência de figuras importantes no meio acadêmico, como o professor Dr. Boaventura de Souza Santos, Dra. Catherine Walsh, Dra. Narda Henriquez, entre outros, abordando temáticas diversificadas e trazendo diálogos na perspectiva latino americana, cujos os debates eram providos de arcabouço teórico e de vivências, levando em consideração a própria experiência dos países e dos participantes na ótica apresentada.

A mestranda Bruna apresentou o trabalho “O direito da consulta prévia como mecanismo de democracia participativa: (in) Sucessos, Desafios e Possibilidades", em que também expôs a pesquisa desenvolvida no mestrado. A abordagem do estudo foi sobre o Direito da Consulta Prévia como uma ferramenta a ser desenvolvida e efetivamente aplicada, visando uma maior participação da pessoa humana indígena, seja num âmbito interno ou num âmbito do Direito Internacional dos Direitos Humanos. 


Bruna em sua apresentação no Congresso


A mestranda Jéssica apresentou o trabalho “O desenvolvimento Furtadiano como meio de Construção do Estado Nacional”. O trabalho traz o conceito de desenvolvimento e subdesenvolvimento apontado pelo autor Celso Furtado, aplicado na realidade brasileira, país latino americano, com estrutura pré-capitalista, em que busca-se discutir se há a construção de um Estado Nacional.

Jéssica em sua apresentação no Congresso.

A mestranda com os demais pesquisadores do evento.

Nenhum comentário: