8 de setembro de 2020

Mestre formado pela FDSM conquista 2º lugar no Processo Seletivo do Doutorado da Unisinos

O jurista João Paulo Salles, mestre formado pela FDSM em 2017, conquistou a 2ª colocação no Processo Seletivo do Doutorado em Direito da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS), um dos melhores e mais concorridos do Brasil, conceituado com nota 6 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O ex-aluno foi selecionado com bolsa integral para o Programa. Em entrevista, ele dá mais detalhes sobre a grande conquista em sua carreira.


1 – Fale sobre a experiência da aprovação no doutorado.

“Recebi, nos dias 21 e 26 de agosto de 2020, uma das melhores notícias da minha vida. Fui aprovado em segundo lugar no processo seletivo para ingresso no doutorado no PPGD da UNISINOS- RS, tendo, inclusive, sido selecionado com bolsa integral. De fato, é uma conquista que há muito pretendia, até porque o programa de pós-graduação  da UNISINOS possui nota 6 na CAPES, sendo, portanto, um dos melhores cursos de doutorado em direito do país. Minha pesquisa gira em torno do referencial teórico que trabalhei no mestrado, isto é, a teoria dos sistemas Autopoiéticos de Niklas Luhmann. Assim, pretendo sugerir uma releitura do conceito de organização e seu pressuposto de filiação com os sistemas sociais de sentido, colocando, em síntese, a posição dos tribunais em problemática”.


2 – Como o mestrado da FDSM lhe ajudou nesta aprovação?

“O mestrado da FDSM foi fundamental para eu ter conquistado a referida vaga. Foi no curso que aprendi, de fato, o que é pesquisa, como pesquisar e, por consequência, como tratar com seriedade os referenciais teóricos. Devo isso, sobretudo, a todos os professores do programa, mas, em especial, ao meu eterno orientador Rafael Lazzarotto Simioni e ao professor Cícero Krupp da Luz, que posso hoje considerar amigo, certo de todos os seus conselhos”.


3 – Como foi a experiência do mestrado na FDSM?

“Minha experiência foi de total transformação. Posso dizer, sem medo de errar, que entrei no mestrado de uma forma e saí de outra. Aprendi, sobretudo, que a humildade intelectual e o respeito às teorias são as chaves para se tornar um bom pesquisador e docente. Da mesma forma, em termos profissionais, o mestrado possibilitou a realização do meu sonho de ser professor, certo, de seu destaque, assim como ter a correta condução para continuar com minha pesquisa e uma maior noção de como praticar devidamente a advocacia. Sem dúvidas, o mestrado da FDSM, e isso também indica o seu conceito 4 na CAPES, não só realiza uma formação profissional de excelência, mas, sobretudo, uma formação de vida. Sou muito grato por tudo que o programa me possibilitou. A mim, por fim, só cabe agradecer”.

Nenhum comentário: