2 de setembro de 2021

FDSM e FAPEMIG retomam convênio para Bolsas de Iniciação Científica

O Gestor do Núcleo de Pesquisa da FDSM, Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz,
responsável também pelo Grupo de Pesquisa Paradoxos do Direito Global
.


O coordenador do Programa de Pós-Graduação,
Prof. Pós Dr. Rafael Lazzarotto Simioni.



A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) teve sua proposta aprovada na Chamada 02/2021 da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) para Seleção Pública de Adesão ao PIBIC/FAPEMIG (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais), lançada no último mês de maio. Com esta aprovação, a instituição foi agraciada com 08 Bolsas de Iniciação Científica para o ano de 2022, fomentando ainda mais o seu Núcleo de Pesquisa.

As Bolsas de Iniciação Científica, suspensas pelo Governo do Estado desde 2019, serão vinculadas a projetos de pesquisa em execução na FDSM. Vale destacar que a instituição, mesmo com a suspensão do convênio, manteve o benefício aos alunos com recursos próprios, reafirmando o seu compromisso educacional com a comunidade acadêmica e a sociedade.

A Fapemig credenciou as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMG) e as Instituições de Ensino Superior (IES) para a concessão de cotas de bolsas de IC conforme a capacidade de orientação. No credenciamento, as instituições poderiam solicitar, no máximo, a cota que tinham antes da suspensão pela Fapemig. Entre os critérios de seleção foram considerados indicadores de desempenho institucional relativos à qualidade do ensino de graduação, da pós-graduação e das atividades de pesquisa. 

"Nesse momento de ampla restrição nacional nos investimentos em Ciência e Tecnologia, temos a excelente notícia da FDSM ter sido selecionada com 8 bolsas PIBIC/FAPEMIG. Isso é resultado da retomada do Convênio do Mestrado e do Núcleo de Pesquisa com a instituição estadual. O nosso Programa de Pós-Graduação tinha esse Convênio desde 2011, porém em 2019 a FAPEMIG anunciou o cancelamento de seus Convênios e Bolsas em todo o estado. Contudo, a FDSM, cumprindo a sua vocação comunitária e com uma percepção visionária de sociedade, deu continuidade ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica com seus próprios recursos durante o período de 2019 a 2021. O investimento em pesquisa em todas as áreas de conhecimento é o caminho para o desenvolvimento econômico, ganho salarial, melhora de vida e queda da desigualdade", destacou o gestor do Núcleo de Pesquisa da FDSM, Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz. 

Ainda de acordo com o Prof. Cícero, além das 8 Bolsas de PIBIC/ FAPEMIG, a FDSM contará com 4 PIBIC/FDSM. "Ao todo, portanto, a partir de 2022, o Núcleo de Pesquisa e o PPGD darão seguimento aos editais para formação de 12 bolsas para novos jovens cientistas. Se o corte de verbas em ciência e tecnologia é desistir do amanhã, o investimento nessa área é acreditar no futuro", concluiu.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação, Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni, é motivo de grande satisfação para a FDSM a retomada do convênio com a FAPEMIG. “O incentivo à pesquisa é essencial para uma formação superior de excelência, e também para o desenvolvimento da sociedade. E penso que o convênio com a FAPEMIG vem potencializar a qualidade do trabalho realizado pela FDSM, beneficiando os nossos alunos e também contribuindo para a formação em nível de pós-graduação. Estamos muito felizes com essa retomada”, disse. 

O Edital de Seleção para a Bolsa de IC e mais informações serão divulgadas em breve no site da FDSM.

Nenhum comentário: