19 de agosto de 2010

51 anos da FDSM terá palestra de Francisco Rezek


Em comemoração ao seu 51º aniversário a FDSM receberá o jurista José Francisco Rezek na próxima 5ª feira, 19 de agosto, para a palestra "Direitos Humanos: universalidade e ambigüidades ". O evento será promovido em parceria com o Diretório Acadêmico Dr. Jorge Beltrão, e acontecerá às 19h30 no Salão Nobre da Faculdade. "É uma imensa honra comemorar os nossos 51 anos de história com a presença do Dr. Francisco Rezek, um ícone do Direito brasileiro. Para os nossos alunos e professores será um momento de intenso aprendizado", destacou o diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões.

"Para nós, que estamos iniciando no Direito, é muito importante o contato com profissionais de renome, como o Dr. Francisco Rezek. Ele é uma referência, um exemplo a ser seguido", disse o presidente do Diretório Acadêmico e aluno do 5º ano, Leandro Morais.


Sobre Francisco Rezek

Reconhecido como um dos mais importantes juristas do Brasil, José Francisco Rezek é natural de Cristina, sul de Minas. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na turma de 1966, doutorou-se na Universidade de Paris em Direito Internacional Público (1970) e estudou mais tarde na Universidade de Oxford, onde foi eleito Honorary Fellow.

Em 1972, mediante concurso, ingressou na carreira de procurador da República, tendo chegado a subprocurador-geral da República em setembro de 1979. Professor na UFMG, na Universidade de Brasília e no Instituto Rio Branco.

Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em 1983, com 39 anos de idade, para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Xavier de Albuquerque.

Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral entre 1989 e 1990. Renunciou em março desse ano ao cargo de ministro do STF para assumir o Ministério das Relações Exteriores, período no qual o Brasil preservou sua política de não-alinhamento, abriu-se ao comércio exterior, liderou no plano regional a criação do Mercosul e preparou a conferência do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Em 1992, foi novamente nomeado ao STF, aposentando-se em 1997, quando foi eleito para um mandato de nove anos no Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas (Corte da Haia). Hoje trabalha em São Paulo e Brasília como advogado e consultor jurídico e em arbitragens internacionais, por meio de seu escritório no Itaim Bibi, São Paulo. É professor de Teoria do Direito Internacional do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito.


Nenhum comentário: