20 de agosto de 2010

Francisco Rezek fala sobre Direitos Humanos na FDSM


A Faculdade de Direito do Sul de Minas comemorou seu 51º aniversário com a presença de Francisco Rezek, um dos mais renomados juristas da atualidade. O evento foi promovido em parceria com o Diretório Acadêmico Dr. Jorge Beltrão, e contou com a presença de cerca de 800 pessoas, entre alunos, professores e profissionais do Direito.

Na abertura do evento o diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões, homenageou o convidado especial falando sobre sua extensa e rica trajetória profissional. “Ainda bem jovem, com 23 anos, Dr. Rezeck já era Doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Minas Gerais. O mundo está ávido por pessoas que, a exemplo dele, exercem o Direito como um sacerdócio, com sede de justiça e paz social”, concluiu.

Francisco Rezek falou sobre ‘Direitos Humanos: universalidades e ambiguidades’. "Episódios dramáticos como o massacre do Carandiru se reproduzem a todo momento, em menores dimensões. O problema começa quando o discurso em torno dos direitos humanos passa a ser usado para justificar o que de mais rude se fez ultimamente, e exemplos não faltam. O Iraque foi invadido em nome de uma suposta libertação daquele país de um regime ditatorial acusado de violar sistematicamente os direitos humanos, e o que se seguiu lá foram violações sucessivas desses mesmos direitos”, explanou.

Segundo o jurista, ‘cabe à comunidade jurídica neutralizar tais ambigüidades. "O Judiciário não pode partir para soluções maniqueístas porque o quadro em geral não permite a caracterização clássica entre vilão e vítima. Prova disso é que, em muitos casos, os dois lados levantam a bandeira dos direitos humanos para sustentar suas posições”, disse.

Com relação à FDSM, Rezek fez questão de destacar o seu relacionamento de amizade com a Instituição “Eu conheço a Faculdade há muitos anos, já vim aqui várias vezes em palestras, para a participação em eventos universitários. Fui paraninfo de uma turma, fato do qual tenho bastante saudade. Retornando a esta Casa percebi que o crescimento, o embelezamento e a ascensão de qualidade foram maiores do que nunca nestes últimos anos”, concluiu.

Nenhum comentário: