25 de agosto de 2010

Curso de Tribunal do Júri da FDSM começa dia 28 de agosto



Com uma proposta inovadora a Faculdade de Direito do Sul de Minas oferece o Curso de Tribunal do Júri: teoria e prática. A formação visa proporcionar ao aluno conhecimentos a respeito do Júri sob várias perspectivas, trabalhando todos os aspectos que envolvem o trabalho.

“Vamos apresentar as perspectivas tanto dos gestores de processo quanto da acusação e da defesa, demonstrando um pouco dos bastidores do júri. A idéia é abordar vários aspectos, desde o fato criminoso até a sentença”, explicou o Coordenador do Curso, Prof. Edson Vieira da Silva Filho. Como exemplo ele citou o módulo de Perícias Técnicas. “Apresentaremos as possibilidades probatórias de uma forma geral, e os caminhos mais adequados para o trabalho. Trataremos dos mitos e possibilidades ligadas à perícia”.

O curso é direcionado a profissionais e alunos do 4º e 5º ano de Direito. Para a advogada Miriam Messias da Rosa, é a chance de aperfeiçoar-se na área penal. “Interessei-me pelo curso, sobretudo, pelos temas dos módulos, que abrangem todo o universo do Júri”, disse.

O aluno Robson Machado, do 4º A, foi o primeiro inscrito para o curso de Tribunal do Júri, e seu objetivo é especializar-se na área criminal. “Entrei no curso de Direito visando a área criminal. Quando conversei com o Professor Edson, que me falou a respeito do conteúdo e corpo docente, pude perceber que a experiência será muito enriquecedora”, falou.

As aulas do Curso de Extensão em Tribunal do Júri acontecerão aos sábados, das 8h às 12h, com exceção do 1º dia, quando as atividades serão encerradas às 13h. Os módulos serão os seguintes: Inquérito Policial: teoria e prática (28 de agosto); Perícias técnicas: teoria e prática (04 de setembro); Perícia Médico Legal (25 de setembro); Direito Penal (02 de outubro); Direito Processual Penal (23 de outubro); O discurso no Tribunal do Júri (23 de outubro); Debate de Caso (13 de novembro); e Júri Simulado (27 de novembro). A carga horária total será de 30 horas, e o curso oferece 50 vagas.

O corpo docente será formado por profissionais com vasta experiência na prática do júri. Haverá uma palestra de abertura proferida pelo Chefe de Gabinete da Chefia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Jésus Trindade Barreto Júnior, e os professores responsáveis pelos módulos serão Rogério Cury, Daniel Barcelos Ferreira, Renata de Oliveira Lima, Edson Vieira da Silva Filho, Francisco José de Oliveira e Antônio Tadeu Ribeiro.

Mais informações sobre o Curso de Extensão em Tribunal do Júri podem ser obtidas através do telefone 35 3449-8113 e site www.fdsm.edu.br.

Nenhum comentário: