25 de fevereiro de 2011

Diretor da FDSM pede maior sintonia entre OAB e MEC

Prof. Rafael falando com autoridades da OAB/MG.

“É necessário que a OAB faça um intercâmbio com o MEC, para que haja maior sintonia entre o exame de Ordem e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Tal medida será positiva para o trabalho das instituições de ensino superior e os estudantes”, destacou o diretor da FDSM e conselheiro seccional da OAB/MG, Prof. Rafael Tadeu Simões. A questão foi levantada como um pedido especial às autoridades da OAB/MG, durante a palestra sobre o Novo Código de Processo Civil realizada na FDSM no último dia 24 de fevereiro.

Com finalidades distintas, o ENADE é um exame cuja finalidade é realizar uma verificação acadêmica ampla e de caráter teórico-intelectual do aluno. Já o Exame de Ordem é voltado, sobretudo, para uma análise do perfil prático-profissional do bacharel. A importância do cruzamento de dados entre o MEC e a OAB pode trazer avanços para a qualidade dos cursos e o desempenho dos estudantes.

O presidente da OAB/MG, Luis Cláudio Chaves, respondeu positivamente ao pedido do diretor. "Acho muito válida a sugestão do Prof. Rafael, e vamos levar esta questão adiante. O exame de Ordem existe para termos melhores advogados, que possam prestar um serviço de qualidade. Defendemos a sua manutenção e aprimoramento, para que continue sendo um instrumento de defesa da sociedade", concluiu.

Nenhum comentário: