25 de fevereiro de 2011

OAB/MG e acadêmicos discutem novo Código de Processo Civil na FDSM

Palestra sobre Novo Código de Processo Civil reuniu diversas autoridades da OAB/MG na FDSM.


Dr. Marcus Vinicius Furtado Coelho, secretário geral da OAB Federal e membro do conselho de juristas do Senado para a elaboração do novo Código de Processo Civil.

Alunos lotaram Salão do Júri.

Representantes da sociedade e professores da FDSM também acompanharam o evento.

Reforma do Código de Processo Civil: o que isto representa para o meio jurídico e a sociedade? Este foi o tema discutido entre autoridades da OAB/MG, advogados, professores e estudantes de Direito em evento realizado na FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) nesta 5ª feira, 24, em Pouso Alegre. O encontro contou com a participação do presidente da OAB/MG, Luis Cláudio Chaves, do secretário geral da OAB Federal, Marcus Vinícius Furtado Coelho, que palestrou sobre o tema, dos presidentes de Subseções da OAB na região, além da direção, professores e alunos da Faculdade.

Em sua apresentação, Marcus Vinicius, que é membro do conselho de juristas do Senado para a elaboração do novo Código de Processo Civil, falou sobre os benefícios que a reforma irá trazer para a classe dos advogados. “O novo código contempla conquistas importantes para a advocacia, entre elas a valorização dos honorários, que passam a ter natureza alimentar”, disse. Para a sociedade, a agilidade dos trabalhos do Judiciário será o principal ganho. “Com isso, esperamos acabar com a cultura de protelar processo para beneficiar o cliente, o que é muito prejudicial às pessoas e ao país”.

O palestrante fez questão de destacar a alta qualidade da FDSM. “Neste encontro colhemos sugestões interessantes para o Código de Processo Civil e também para o exame da OAB. Diálogos assim nos fazem ter idéias novas e avançar. Estou absolutamente satisfeito em saber que a advocacia e a docência do Sul de Minas estão com tão alto nível. Parabéns à FDSM por valorizar a construção do saber”.

Diversos presidentes de Subseções da OAB no Sul de Minas prestigiaram a palestra. “É fundamental conhecermos e discutirmos o novo Código de Processo Civil, que influencia diretamente o nosso trabalho”, disse o presidente da Subseção da OAB em Pouso Alegre, Carlos Messias Muniz. “Nós, advogados, temos o anseio de uma justiça mais célere, e o novo Código de Processo Civil visa justamente isso. Sou formado nesta Faculdade, concluí meu curso em 1982. Estou com quase 30 anos de profissão, tenho processos que começaram há 30 anos e até hoje não terminaram. Então o que prezamos é a celeridade e a seriedade da prestação jurisdicional do Estado”, ressaltou o advogado Carlos Marques, presidente da Subseção de Paraisópolis. “Sabemos que o Código de Processo Civil está bem antigo, e estas reformas são necessárias”, concluiu o presidente da Subseção de Itajubá, Marcos Severino Ferreira.

Nenhum comentário: