2 de maio de 2011

13º Congresso Jurídico da FDSM é sucesso de público

Alunos, professores e autoridades de Pouso Alegre e região prestigiaram o evento.

Abertura do 13º Congresso, com Professor Silvio Venosa, na noite de 27 de abril.

Professora Roberta Densa em sua palestra sobre "Contratos Bancários", na manhã de 28 de abril.

Alunos na palestra de Roberta Densa.

Professora Ana Alvarenga recebe da mãe, Dra. Margarida Alvarenga, Promotora de Justiça em Pouso Alegre, placa de homenagem por sua palestra sobre "O erro no negócio jurídico", na noite de 28 de abril.

Prof. Elias Kallás Filho entrega placa de homenagem ao Prof. Gladston Mamede após sua palestra "Holdong Familiar", na noite de 28 de abril.

Professor Mamede na palestra "Divórcio, Dissolução e Fraude da Partilha de Bens", na manhã do dia 29 de abril.

Professora Ana Alvarenga em sua palestra na manhã de 6ª feira, 29.

Professor Alysson Mascaro em sua palestra, no encerramento do 13º Congresso.

Cerca de 800 pessoas prestigiaram o evento.

Realizado na última semana, dias 27, 28 e 29 de abril, o 13º Congresso Jurídico da Faculdade de Direito do Sul de Minas abordou a temática “Perspectivas do Direito Privado Contemporâneo”. Cerca de 800 pessoas participaram do evento, entre alunos, professores, profissionais de Direito e membros da sociedade em geral de Pouso Alegre e região.

Consolidado como um dos mais tradicionais eventos científicos de Minas Gerais, o Congresso contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio da Editora Atlas, que viabilizou a participação de seus autores para as palestras: Silvio Venosa (“Arbitragem no Brasil: ontem, hoje e amanhã”), Roberta Densa (“Contratos Bancários nas relações de consumo”), Gladston Mamede (“Holding Familiar: uma tendência do planejamento patrimonial” e “Divórcio, Dissolução e Fraude da Partilha de Bens”), Ana Alvarenga Moreira Magalhães (“O erro no negócio jurídico: autonomia da vontade, boa fé objetiva e teoria da confiança”), e Alysson Leandro Barbate Mascaro (“O pensamento jurídico contemporâneo: inovações e perspectivas”).

Os autores, juristas renomados em nível nacional, com vários artigos e livros publicados, elogiaram a estrutura da FDSM. “É a terceira vez que venho a esta Faculdade, gosto muito de estar aqui porque é uma oportunidade de intercâmbio de idéias com os leitores. A FDSM é uma Instituição modelar, tradicional. Hoje uma faculdade isolada de Direito só sobrevive se for muito boa. Somente por esse motivo já se percebe o quanto esta Escola tem qualidade”, disse o Professor Silvio Venosa.

“Direito é diálogo, e a chance de dialogar com colegas novos é sempre um prazer. Sinto-me honrado em participar deste evento, porque sei da importância da Faculdade de Direito do Sul de Minas para o meio jurídico e a sociedade de Minas Gerais. É uma Instituição com 51 anos de tradição, enfim, estou impressionado com sua beleza, sua organização e o alto nível de seus professores e alunos. A FDSM está de parabéns”, destacou o Professor Gladston Mamede.

O Diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões, encerrou o 13º Congresso Jurídico enfatizando a importância dos princípios éticos no Direito Privado. “Acredito que o grande desafio e tendência do Direito Privado Contemporâneo, para o qual estiveram voltados todos os questionamentos deste Congresso, é criar mecanismos que levem os Operadores do Direito a atuarem efetivamente com ética nas relações privadas. Com base neste entendimento e buscando a integração de idéias é que poderemos trabalhar em defesa de uma sociedade mais humana e fraterna. Que o 13º Congresso tenha contribuído para sermos melhores profissionais e pessoas”, finalizou.

2 comentários:

Fernanda disse...

Parabéns aos organizadores do 13º Congresso Jurídico da FDSM!
Como aluna da instituição, fiquei satisfeita e orgulhosa com o nível de palestras deste ano!..Continuem assim!

Fernanda F. Santos - 3ºp - B

RUBEM CESAR disse...

PARABÉNS A FACULDADE DE DIREITO ONDE ESTAS REALIZAÇÕES SÓ ENALTECE E VALORIZA A CADA DIA MAIS O SEU CONCEITO PERANTE A SOCIEDADE!