11 de agosto de 2011

FDSM adere ao Programa Jovens Urbanos/Poupança Jovem de Pouso Alegre


A FDSM será uma das instituições apoiadoras do Programa Jovens Urbanos / Poupança Jovem em Pouso Alegre. O Programa é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais e Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

O objetivo do Programa Poupança Jovem/Jovens Urbanos é auxiliar e orientar jovens estudantes do ensino médio da rede pública para o conhecimento do meio em que vivem, com base na “apropriação da cidade e das diferentes tecnologias produzidas pelo município”, e no desenvolvimento das habilidades comunicativas, visando qualificá-los para o mercado de trabalho. Para a execução do Programa, o CENPEC está realizando na cidade um trabalho de captação de parceiros – ONG’s e instituições que tenham perfil adequado e interesse em aderir ao projeto.

Em Pouso Alegre o Programa Poupança Jovem/Jovens Urbanos tem previsão de início para o segundo semestre deste ano, e atenderá inicialmente 1.000 jovens do 1º ano do ensino médio, divididos em 25 turmas de 40 alunos. Cada turma terá a duração de 6 meses, e contará com 1 profissional educador. Os 25 educadores serão supervisionados e assistidos por 3 coordenadores técnicos. Todo o grupo será direcionado pelo CENPEC, responsável por repassar os recursos financeiros às empresas e ONG’s parceiras.

Os estudantes serão acompanhados durante todo o ensino médio pelo Programa. De acordo com o desempenho escolar e critérios como participação em atividades de real interesse da comunidade, respeito aos valores de cidadania, entre outros, após a conclusão do ensino médio o estudante será contemplado pelo Poupança Jovem – uma poupança de R$ 3 mil (três mil reais), concedida pelo Governo de Minas Gerais.

A FDSM deverá receber seis turmas de jovens, que terão aulas no período da tarde - dois encontros semanais de 4 horas (3ª e 5ª ou 4ª e 6ª feira), seguindo o cronograma do Programa. “Para nós será uma alegria imensa receber estes jovens. Tenho a convicção de que um país só pode ser transformado através da educação, e trazer estes estudantes para o ambiente acadêmico será uma forma de motivá-los ao crescimento, a novos sonhos e perspectivas de vida”, destacou o Prof. Rafael Tadeu Simões, diretor da Faculdade.

Nenhum comentário: