28 de outubro de 2011

I Campeonato de Debate da FDSM é sucesso entre os acadêmicos

Wernner Lucas, idealizador do evento, com os vencedores do I Campeonato de Debate da FDSM.

Daiana e Clara, vice-campeãs da competição.

Realizada na noite de 4ª feira, dia 26 de outubro, a final do I Campeonato de Debate Acadêmico da Faculdade de Direito do Sul de Minas conquistou grande prestígio entre a comunidade acadêmica. O evento foi idealizado pelo aluno Wernner Lucas Pinheiro, acadêmico do 4º ano B, e aconteceu em três etapas, nos dias 24 de setembro, 8 de outubro, e a final no último dia 26. Durante a competição foram debatidos temas polêmicos, como a “Legalização do Aborto”, “Eutanásia”, “Constitucionalidade do Exame da OAB”, “Programa Bolsa-Família”, entre outros. O debate final abordou a “Relativização ou Universalização dos Direitos Humanos”.

Segundo o acadêmico Wernner Lucas, a idéia do Campeonato surgiu através de um grupo criado na rede social Facebook. “O grupo inicialmente chamava-se Debates FDSM. Como a adesão foi grande, inclusive por alunos de outras instituições, mudei para Debates Acadêmicos. Então assisti ao filme ‘O grande desafio’ e surgiu a idéia do Campeonato. Agradeço o apoio da FDSM, dos professores, alunos e, em especial, à Nívea Flor, que me ajudou muito na organização, e ao Prof. Alexandre Bahia. Professores como ele estimulam a capacidade do aluno de construir conhecimento e questionar”, concluiu.

O I Campeonato iniciou com seis equipes. Chegaram à final as equipes Amarela, formada pelas alunas Clara Morais Silva e Daiana Ferreira da Silva, e Bazzinga, composta pelos alunos Pedro Emílio Paradelo, Fernanda Marques de Souza, Sara Helena Pereira e Silva, Mayanna de Franco e José Wellington da Silva Júnior, que debateram o tema “Relativização ou Universalização dos Direitos Humanos”. A equipe Amarela defendeu a relativização, sob a orientação do Prof. Francisco José de Oliveira. Já a equipe Bazzinga, vencedora da competição, defendeu a universalização dos Direitos Humanos, sob a orientação do Prof. Dierle Nunes.

Para a aluna Mayanna de Franco, uma das vencedoras da equipe Bazzinga, o Campeonato foi uma oportunidade de aprendizado. “Aprendemos com nosso orientador, Prof. Dierle Nunes, que todo cidadão tem direito a uma defesa técnica plausível. Ele mostrou-nos a importância da oralidade em face dos trabalhos, apresentações e debates que teremos ao longo de nossa formação e na vida profissional. Deixo aqui um agradecimento especial ao Professor, que nos ajudou muito desde o início, com grande disposição”, disse. “Foi muito interessante participar do Campeonato, aprendemos e crescemos muito”, completou a companheira de equipe, Fernanda Marques de Souza.

As acadêmicas Daiana Ferreira da Silva e Clara Morais Silva, vice-campeãs, também ficaram satisfeitas com a competição. “Foi uma experiência enriquecedora, pelas pessoas com as quais tive contato, pelos temas e nível dos debates”, disse Daiana, que foi considerada o grande destaque do Campeonato. “Através dos debates pudemos vivenciar uma simulação do mercado de trabalho e trabalhar o espírito de equipe. Valeu a pena ter participado”, afirmou Clara.

O Diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões, fez questão de elogiar o desempenho de todos os competidores. “O Campeonato foi extremamente positivo, demonstrou a evolução dos nossos alunos durante a Faculdade. Fiquei muito satisfeito com a desenvoltura deles, e empolgado com a participação não somente de quem estava competindo, mas da platéia, o Salão do Júri estava lotado. Todos os alunos que participaram, bem como seus professores orientadores, estão de parabéns”, finalizou.

Nenhum comentário: