1 de dezembro de 2011

Alunos da FDSM expõem no 11º CONIC

Alunos da FDSM no 11º CONIC, em Santos -SP.

A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas), através da produção científica dos alunos Camila Loureiro Moutinho, Cristiane de Cássia Coutinho, Fernanda Marques de Souza, Beatriz Braga da Silva, Fabiana da Silva Bittencourt, Lucas Garcia Alves e Evelyn Oliveira Rodrigues dos Santos, se fez presente no 11º CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica). O evento é considerado o maior do gênero no Brasil, e aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro na Universidade Santa Cecília, em Santos (SP). Ao todo foram 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados, entre eles seis trabalhos da FDSM.

“A participação em congressos de iniciação científica traz uma série de contribuições para o meio acadêmico: projeta o nome da Faculdade no cenário científico nacional, oportuniza aos pesquisadores conhecer e discutir temas afins com alunos de outras instituições do país, além da formação de redes de Pesquisa, troca de experiências e muitas outras coisas boas. Nossos alunos representaram bem a FDSM. A expectativa do NUPE para 2012 é que estas atividades se tornem rotina para alunos bolsistas. Porque pesquisar não é só estudar. Pesquisar é inovar, é produzir conhecimento, questionar, pensar em novos problemas e novas soluções, apresentar novas idéias e novos pontos de vista sobre temas atuais, é transformar o estudo em resultados e discutir esses resultados com a comunidade científica nacional. Nossos alunos estão de parabéns”, declarou o Professor Pós Doutor Rafael Simioni, gestor do Núcleo de Pesquisa da FDSM.

Para a acadêmica do 4º Período D, Fabiana Bittencourt, que expôs o trabalho Discurso Jurídico e Argumentação: mecanismos de manipulação da linguagem no Tribunal do Júri, a experiência do CONIC foi bastante positiva. “Conheci produções de diversas áreas do conhecimento e percebi que está havendo uma maior valoração da pesquisa no Brasil por parte dos estudantes. Um fato interessante é que, com relação aos demais trabalhos relacionados ao Direito que foram expostos, a FDSM se destacou pelo desenvolvimento maior de uma linha teórica. Ou seja, nós partimos do campo teórico e buscamos uma aplicação prática no contexto da Constituição Federal. Em termos objetivos, nós buscamos construir efetivamente um novo pensar sobre o Direito”, disse. O aluno do 4º Período B, Lucas Garcia Alves, compartilha da mesma opinião. “Ao conhecer os trabalhos apresentados no Congresso ficou nítido o fato de que estamos muito bem”, ressaltou.

A aluna do 4º Período A, Fernanda Marques de Souza, que apresentou o trabalho A omissão dos poderes Executivo e Legislativo e os riscos à Democracia diante do protagonismo judicial, enfatizou como principal ganho a atualização sobre o campo científico do Direito no Brasil. “Foi muito bom ter contato com outros ramos das ciências sociais, pudemos conhecer quais são os rumos que o Direito está tomando em nível nacional através dos trabalhos expostos”, afirmou. A aluna do 4º Período A Salete Aparecida dos Santos, também esteve no CONIC. “Valeu a pena ter participado, foi uma experiência incrível. Alunos de todos os níveis, e até mesmo graduados expondo seus trabalhos, em uma dedicação plena à Pesquisa”, disse.

Segundo o mestrando da FDSM João Batista de Carvalho Júnior, que acompanhou os alunos ao 11º CONIC, a participação dos estudantes reflete a valorização da FDSM à Pesquisa. “Nossos alunos tiveram contato com outras universidades, e se destacaram. Os trabalhos que apresentamos foram superiores a muitos, em termos de fundamentação A Pesquisa da FDSM está evoluindo a passos largos”, concluiu.

Nenhum comentário: