17 de janeiro de 2012

FDSM recebe alunos para 2ª etapa do Programa Jovens Urbanos / Poupança Jovem

Oficina de Teatro e Música, com Paulo Santos.

Oficina Fotocriativa, com Fábio Brandão.

Oficina de Liderança, com André Lodi.

Oficina de Comunicação e Multimeios, com Adriano Carvalho.

Alunos do Programa Jovens Urbanos / Poupança Jovem na FDSM.

Alunos do Programa Jovens Urbanos / Poupança Jovem na FDSM.

A Coordenadora do Programa na FDSM, Lívia Dias (2ª da esq.p/dir.), com os educadores Miriam de Oliveira Dias, Diego Moreira, Letícia Fuzinelli, Matheus Dias, Priscila Brianezi Modesto e Marielle Andrade.

Teve início nesta 3ª feira, dia 17, a segunda fase do Programa Jovens Urbanos / Poupança Jovem em Pouso Alegre. O Programa é desenvolvido pela Fundação Itaú Social com o apoio do Governo de Minas e a coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Tem por objetivos ampliar o repertório cultural e social dos jovens, contribuir para sua inserção no mercado de trabalho e potencializar habilidades e fluência comunicativas. Em Pouso Alegre os trabalhos foram iniciados em setembro de 2011, e devem ser finalizados no próximo mês de março, quando termina a primeira edição do Programa.

A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) apoia o Programa e é a instituição executora que recebeu maior número de jovens. Ao todo são 198 alunos cadastrados, direcionados por 6 educadores e uma coordenadora. As aulas acontecem de 3ª a 6ª feira, durante o período da tarde. Também são instituições executoras a UNIVÁS (Universidade do Vale do Sapucaí), o SINDVALE (Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí) e a AMOREM (Associação de Moradores do Bairro Morumbi). Atualmente o Programa em Pouso Alegre conta com a participação de 503 estudantes, todos do 1º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino.

Na 1ª etapa do Jovens Urbanos / Poupança Jovem, ocorrida de setembro a dezembro e intitulada “Travessia Trama”, os jovens realizaram atividades voltadas para a intensa exploração de Pouso Alegre, a partir das perspectivas da cidade, juventude, cartografia e cultura local. Foram realizadas atividades lúdicas e debates em sala de aula. Também foram visitados diversos pontos da cidade, tais como Câmara Municipal, Museu, Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre outros.

A 2ª etapa, intitulada “Travessia Âncora” foi iniciada neste mês, com previsão de término no dia 16 de fevereiro. Nesta fase os jovens terão acesso a oficinas sobre Fotografia, Música, Teatro, Dança, Liderança, Comunicação e Multimeios, Cinema Digital e Mediação de Conflitos. O objetivo é proporcionar um momento de experimentação de tecnologias específicas e ampliação das relações entre os estudantes, que são reagrupados de acordo com o interesse e acompanhados por um assessor tecnológico. Para a viabilização das oficinas a FDSM disponibilizou mais quatro salas de aula, além do Salão Nobre e recursos audiovisuais (datashow e lousa interativa). Também estão acontecendo oficinas na UNIVÁS e no Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira.

Segundo o Direitor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões, a instituição 'continuará apoiando efetivamente o Programa'. “A FDSM é uma instituição de Pouso Alegre. Somos comprometidos com o desenvolvimento da nossa cidade, e, sobretudo, com a educação dos nossos jovens. Receber os estudantes, perceber a evolução de cada um durante o programa e a satisfação de todos em estarem inseridos na nossa Faculdade é uma imensa alegria. A FDSM é e continuará sendo parceira deste trabalho”, destacou.

Nenhum comentário: