18 de janeiro de 2012

Grupo de Pesquisa da FDSM cria site para propagação de seus trabalhos

O Grupo de Pesquisa “Tertium Datur”, da Faculdade de Direito do Sul de Minas, formado pelos alunos Jefferson Cardoso, Gabriela Ramalho, Bárbara Simões, Beatriz Silva, Cristiane Coutinho, e pela mestranda Maria Rosilene dos Santos, está propagando sua produção científica através da Internet. Com linguagem acessível e visual atrativo, o site www.tertiumdatur.hd1.com.br apresenta a produção científica do grupo de maneira clara e acessível, contextualizando com o universo jurídico e a vida em sociedade.

Segundo o pesquisador líder do grupo, Prof. Rafael Simioni, o objetivo do “Tertium Datur” é desenvolver programas de investigação científica visando a inovação e a reflexão crítica das práticas jurídicas, com base na filosofia, sociologia e teoria do direito. “Trabalhamos em prol de uma prática jurídica comprometida com os ideais do Estado Democrático de Direito, com o equilíbrio entre constitucionalismo e democracia e com a importância da autonomia do direito para nosso projeto civilizacional”.

Em um dos textos publicados no site, o Grupo faz uma interessante reflexão sobre como vêem o Direito. “Claro que o Direito é mais do que um conjunto de regras que serve para regular a sociedade: o Direito é sobretudo uma atitude interpretativa, uma prática de realização material da justiça. Um critério especificamente jurídico de soluções ou de respostas corretas para problemas do nosso mundo prático. E isso não significa que cada um pode interpretar o Direito do jeito que quiser ou do jeito que mais lhe aproveitar. Pelo contrário, a decisão jurídica exige um compromisso com a integridade desse nosso projeto civilizacional. Nós não gostamos de decisões jurídicas que começam com esta afirmação: ‘Eu entendo que...’. Preferimos o ‘Nós entendemos que...’ Individualismo, egoísmo e vaidade na decisão jurídica nunca mais!”. Acesse www.tertiumdatur.hd1.com.br e conheça!

Nenhum comentário: