9 de março de 2012

FDSM firma convênio com a Universidade do México

Ampliando sua rede de relações interinstitucionais em nível mundial, a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) conta com mais um parceiro internacional de renome, a Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM). O convênio foi firmado recentemente, e estabelece a parceria entre as duas instituições por meio do Instituto de Investigaciones Juridicas, nas áreas de pesquisa, docência, difusão e extensão da cultura jurídica.

De acordo com a gestora do Núcleo de Relação Interinstitucional Internacional da FDSM, Profª Dra. Liliana Lyra Jubilut, a FDSM está negociando com a UNAM as ações concretas que poderão ser realizadas no marco do convênio, sempre buscando atender os interesses dos alunos. “Inicialmente estão previstos o desenvolvimento de projetos de pesquisa, a realização de conferências, colóquios, seminários, eventos em geral, e a difusão de publicações. Muito em breve iniciaremos os trabalhos, e esperamos que os resultados práticos surjam o quanto antes”, disse.

Para o Diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões, o convênio com a UNAM é mais um marco histórico da Instituição. “Possuir inserção internacional em um mundo globalizado e dinâmico é cada vez mais relevante. E no contexto brasileiro, pensar em parcerias no âmbito da América Latina é essencial. A FDSM deu um passo importante em ambos os sentidos ao firmar parceria com a UNAM. Minha expectativa é a de que alunos e professores explorem ao máximo todas as oportunidades oferecidas por este convênio”, destacou.

A FDSM no mundo
Desde2007 a FDSM vem investindo em relações interinstitucionais em nível internacional. A Instituição foi a primeira faculdade isolada de Direito a firmar convênio com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais do mundo. Através desta parceria aconteceram dois intercâmbios de alunos e professores, além de eventos na Instituição com a presença de juristas europeus.

A opção da FDSM pelo convênio com a Universidade Nacional Autónoma do México se deu em virtude de ser uma instituição de renome internacional, e que compartilha com as áreas de pesquisa da Faculdade. A UNAM está entre as mais antigas instituições de ensino superior do mundo, foi fundada em 21 de setembro de 1551 com o nome de Real e Pontificia Universidade do México, com sede na Cidade do México. Passou por ela grande parte dos mais influentes cientistas, políticos, escritores e filósofos do México contemporâneo. Atualmente a Instituição conta com mais de 250 mil alunos.

Nenhum comentário: