19 de novembro de 2012

FDSM apoia participação de alunas em conferência nos EUA

As alunas Sara e Mayanna com Dr. Unni Karunakara, presidente internacional da organização Médicos Sem Fronteiras, e os demais integrantes da delegação brasileira na UEM, Walter Britto, graduando em Direito na FGV-RJ, e Koichi Kameda, mestrando em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva do Programa PPGBIOS (UERJ, UFRJ, FIOCRUZ) e pesquisador do CTS/FGV. 
O incentivo à pesquisa e à produção de conhecimento é um dos pilares que compõem a estrutura de ensino da Faculdade de Direito do Sul de Minas. A ação mais recente neste sentido foi o apoio à participação das alunas da graduação, Sara Helena Pereira e Silva e Mayanna de Franco Tibães, na UAEM International Conference 2012. O evento aconteceu nos dias 03 e 04 de novembro na Universidade da Califórnia, em Irvine/CA, e reuniu universitários de todo o mundo para tratar de temas relacionados à pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição de medicamentos.

Sara e Mayanna integraram a delegação que representou a UAEM Brasil (Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais). Segundo elas, o evento valorizou a participação de alunos brasileiros, uma vez que o país figura como forte potência econômica e tem um histórico de grande ativismo em prol da produção e distribuição de medicamentos. “Fomos convidadas pela Dra. Karolina Maciag (MD/PhD Candidate, Harvard Medical School/MIT-HST) para um workshop, ocasião em que compartilhamos informações sobre como o Brasil se envolve com temas relacionados à saúde pública e ao acesso a medicamentos, como funcionam as pesquisas com medicamentos e as patentes”, destacou Mayanna.

“Tivemos a oportunidade de assistir palestras com membros da UAEM e com o Dr. Unni Karunakara, presidente internacional da organização Médicos Sem Fronteiras. Os palestrantes expuseram os desafios e as conquistas para a causa até então. A participação neste evento foi extremamente enriquecedora porque foi possível perceber nossos papéis não somente em nossa comunidade, mas como possíveis transformadores de realidade mundial. Tivemos contato com pessoas de todos os continentes, e a troca de informações sobre os diferentes contextos sociais nos garantiu a ampliação de nossos pontos de vista para uma perspectiva global sobre o trabalho da UAEM”, disse Sara.

 As alunas fazem parte dos grupos de estudos ProCon (Processo, Constituição e Direito Comparado) e Tertium Datur, coordenados respectivamente pelo Prof. Dr. Alexandre Bahia e Prof. Dr. Rafael Simioni. Os projetos são do Núcleo de Pesquisa da FDSM, coordenado pelo Prof. Dr. Elias Kallás Filho. “Hoje a UAEM Brasil é vinculada ao Núcleo de Pesquisa da Faculdade. Somos muito gratas aos professores que nos deram suporte e também à Instituição, que disponibiliza aos alunos a oportunidade de um ensino diferenciado, voltado à pesquisa e ampliação dos conhecimentos”, destacou Sara. “Agradecemos imensamente a Faculdade por ter nos apoiado e acreditado no projeto. Para os alunos é muito importante esse incentivo”, disse Mayanna.

O Diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões, elogiou o engajamento de Sara e Mayanna junto à causa da UAEM. “A UAEM tem um objetivo muito nobre, que é o de aprimorar o acesso global aos bens de saúde pública. Por isso é motivo de orgulho ter nossos alunos em movimentos como este, e se destacando em eventos internacionais como a UAEM International Conference 2012. O Brasil e a FDSM foram muito bem representados, e as alunas estão de parabéns”, finalizou.

Nenhum comentário: