6 de dezembro de 2012

Professoras da FDSM se destacam em Congresso na Universidade do Chile


Professoras Ana Carolina, Maria Aparecida Silva Mariosa e Miriam Santos.

A FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) esteve presente no 1º Congresso Internacional de Didática e Pedagogia do Direito, realizado na Universidade do Chile no último mês de novembro. A Instituição foi representada pelas Professoras Maria Aparecida Silva Mariosa, Miriam dos Santos e Ana Carolina de Faria Silvestre.

O evento foi aberto pela Professora Ana Carolina, com uma ampla reflexão acerca da didática e da pedagogia no Direito.  “Minha palestra pretendeu apresentar os resultados alcançados no âmbito do grupo de estudos ‘A experiência da leitura de obras literárias realistas e a realização prática do Direito’, bem como problematizar a adequação dos currículos de graduação em tempos de pós-racionalidade. Foi muito rica a experiência de conhecer pesquisadores de toda a América Latina que se dedicam ao tema”, disse.
As Professoras Maria Aparecida e Miriam ministraram palestra sobre a “A visão de concluintes do curso de Direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas”.

“É motivo de grande orgulho para a FDSM ver seus docentes sendo reconhecidos como expoentes do Direito em renomadas instituições de ensino superior do exterior. Tal fato evidencia a nossa qualidade de ensino, o nível de professores que lecionam em nossas salas de aula. Parabéns às Professoras”, destacou o Diretor da Faculdade, Prof. Rafael Tadeu Simões.

FDSM no mundo.
A FDSM vem investindo, de forma constante, no objetivo de estabelecer relacionamentos interinstitucionais com as melhores e mais tradicionais instituições de ensino superior do mundo. A participação das Professoras Maria Aparecida Silva Mariosa, Miriam dos Santos e Ana Carolina de Faria Silvestre como interventoras no 1º Congresso Internacional de Didática e Pedagogia do Direito foi viabilizada através do convênio da FDSM com a Faculdade de Direito da Universidade do Chile. Além desta, a Faculdade também possui convênio com as Faculdades de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, e Universidade do México.

A responsável pelo Núcleo de Relação Interinstitucional da FDSM em nível internacional é a Professora Doutora Liliana Lyra Jubilut. “A FDSM tem buscado ações que permitam aprimorar ainda mais a inserção internacional de seus corpos discente e docente, por meio, sobretudo, de acordos com renomadas instituições de ensino- como a Universidade do Chile. A visão da FDSM é auxiliar na formação e atualização globalizada e, com isso, permitir que seus alunos e colaboradores tenham todo o instrumental necessário para atuar de forma adequada no cenário mundial atual”, disse.

Para a Professora Ana Carolina, a integração da FDSM com instituições de ensino superior estrangeiras e a participação em eventos internacionais trazem resultados extremamente positivos aos professores e alunos.  “A Faculdade de Direito da Universidade do Chile possui o maior acervo de Direito da América latina. Os alunos e professores da FDSM, portanto, podem ter acesso a toda essa riqueza devido ao convênio institucional estabelecido por sua Faculdade. Por fim, o contato com outras universidades de reconhecida notoriedade no mundo pode expandir decisivamente os conhecimentos sobre o fenômeno jurídico, que se revelará um constituendo sempre aberto, fluído e apaixonante”, concluiu.

Nenhum comentário: