16 de abril de 2013

Mestrado em Direito da FDSM é referência no Sul de Minas

Os Professores Luiz Otávio de Oliveira Rezende, Presidente da Findação Sul Mineira de Ensino e Coordenador Financeiro da FDSM, Rafael Tadeu Simões, Diretor, e Elias Kallás Filho, Gestor do Núcleo de Extensão e Coordenador do Mestrado receberam os alunos e ex-alunos na manhã de sábado, 06 de abril.

 




Instituído em 2010, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas já é considerado um dos melhores do Estado e referência para renomadas instituições de ensino do sul de Minas e interior de São Paulo. O curso tem como linhas de pesquisa os temas “Efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais”, e “Relações Sociais e Democracia”, e é recomendado pela CAPES (Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Graças à sua alta qualidade, conta com o apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e da própria CAPES para a concessão de bolsas aos pesquisadores. 


Em seus três anos de atividades o Mestrado da FDSM obteve importantes conquistas no âmbito de publicações científicas, ponto essencial para a consolidação do curso e que reflete sua consistência em nível de pesquisa e produção de conhecimento. Em 2012 os docentes lançaram a obra “Constitucionalismo e Democracia“, uma coletânea de artigos, pela conceituada Editora Campus Elsevier. Além deste, somadas as publicações coletivas e individuais contemporâneas à existência do Programa, os professores e alunos do Mestrado da FDSM já lançaram mais de 20 livros. O mais recente feito neste sentido foi a participação na obra “Direitos Sociais em Debate”, organizada pela jurista Cláudia Toledo e lançada pela FGV Direito Rio.

Em evento realizado na FDSM no último dia 06 de abril, alunos e ex-alunos do Programa enfatizaram a qualidade do curso e os resultados alcançados em suas carreiras. Alguns já se destacam em grandes instituições de ensino do Sul de Minas, entre eles Daniel Limongi Alvarenga Alves, da 2ª turma, que foi considerado recentemente o melhor professor do curso de Direito do campus de Campo Belo da UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano). “Sou professor há mais de 10 anos, e consegui esse reconhecimento me espelhando em excepcionais exemplos que tive no Mestrado da FDSM”, disse.

Aluna da 3ª turma do Mestrado da FDSM, Socorro Bezerra dos Santos Machado já leciona no curso de Direito da PUC Minas em Poços de Caldas. “Concluí meus créditos no final de 2012 e estou lecionando. Em termos profissionais a experiência na FDSM foi magnífica. E em termos pessoais, de produção de conhecimento, foi a melhor opção que fiz na vida”, destacou.

O aluno Fábio de Souza de Paula, integrante também da 3ª turma que atua há quatro anos como docente da UNILAVRAS (Centro Universitário de Lavras), destacou a importância do Mestrado da FDSM para os cursos de Direito de toda a região. “Ainda nesta semana conversávamos na Universidade sobre a grande importância do Mestrado de Pouso Alegre para o ensino do Direito no sul de Minas. É um suporte que não encontrávamos na região, uma grande oportunidade aos docentes. Hoje a Instituição da qual faço parte apoia financeiramente um grupo de quatro profissionais para a realização do Mestrado da FDSM. E esse apoio se dá justamente em função da credibilidade do Programa”, ressaltou.

O mestre formado na 2ª turma e professor do curso de Direito da UNITAU (Universidade de Taubaté), Tuany Pereira Custódio, destacou a estrutura da Faculdade, do curso e de seus docentes. “Surpreendi-ME e tive um choque de cultura acadêmica que me ampliou bastante os horizontes. A FDSM está de parabéns”, disse.

“É gratificante vermos ex-alunos cursando doutorado, inclusive fora do Brasil, publicando livros, lecionando em grandes instituições de ensino. E a reflexão que faço é a de que teremos ainda mais desafios pela frente, dada a nossa opção por melhoria contínua”, disse o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDSM, Prof. Dr. Elias Kallás Filho.

Para o Diretor da FDSM, Prof. Rafael Tadeu Simões, o feedback dos profissionais que passaram pelo Mestrado da FDSM reflete todo o esforço da Instituição em oferecer uma formação de alta qualidade. “Estou muito satisfeito com os resultados que o curso vem proporcionando aos alunos e ao ensino do Direito na região. Isso motiva a FDSM a buscar sempre mais, aprimorar o trabalho de modo a contribuir efetivamente com a evolução do Direito e transformação da sociedade. Este é o nosso grande objetivo como Instituição de ensino”, finalizou.
Informações sobre o Mestrado da FDSM: WWW.fdsm.edu.br e 35 3449-8106.

Um comentário:

Mestrado Educação disse...

obrigado por esta publicação!!