22 de agosto de 2013

Mestre formada pela FDSM publica livro

A mestre em Direito Maria Rosilene dos Santos, formada pela FDSM.

Instituído, em 2010, o Mestrado em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas vem se consolidando como um celeiro de grandes talentos. A alta qualidade dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos durante o curso traduz-se nas diversas publicações de livros e artigos de seus alunos e ex-alunos. A advogada Maria Rosilene dos Santos, ex-aluna da turma de 2010/2012, publicou recentemente sua dissertação, intitulada “A concepção de princípios na Hermenêutica Filosófica”. Em entrevista Rosilene fala sobre a obra e a experiência do Mestrado na FDSM – leia a seguir.

1 - Fale um pouco sobre a obra ‘A concepção de princípios na Hermenêutica Filosófica’.
“O livro analisa a concepção de princípios adequada aos ideais do Estado Democrático de Direito, ao equilíbrio da tensão entre constitucionalismo e democracia e à efetividade dos Direitos Fundamentais, à luz da hermenêutica constitucional da tradição hermenêutica de Gadamer. É uma pesquisa que se fundamenta na hermenêutica jurídico-filosófica e que visa uma reflexão sobre o problema da compreensão do horizonte histórico-linguístico dos princípios fundamentais em relação à concepção tradicional positivista de interpretação e aplicação do Direito”.

2 – Que contribuições esta obra traz para o meio jurídico e acadêmico?
“A presente obra auxilia aos intérpretes do Direito a conhecer novos horizontes de pesquisa aos quais se desvelam durante a sua leitura. Além disso, esta pesquisa visa contribuir para o enriquecimento do pré-conhecimento dos acadêmicos e profissionais do Direito trazendo uma visão hermenêutica jurídico-filosófica sobre a concepção de princípios jurídicos”.

3 – Como você avalia o suporte e a orientação da FDSM para a realização desta obra?
“A orientação do Professor Rafael Lazzarotto Simioni foi a base fundamental para o desvelar da pesquisa, tendo em vista seu rico aporte teórico que se revelou como uma distinta contribuição à organização de pensamentos e desenvolvimento da pesquisa. Inclusive, vale salientar que este suporte magistral do professor Rafael Lazzarotto Simioni também é encontrado no prefácio da minha obra, que com muita honra, foi escrito por ele”.

4 – Como você avalia o Curso de Mestrado da FDSM e quais os resultados que este vem trazendo para a sua vida profissional?
“O curso de Mestrado em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas foi o divisor de águas para a minha conquista acadêmica, pois foi a partir dele que tive a oportunidade de conhecer meus pré-conceitos e enriquecê-los durante os encontros do curso. Com isso, foi possível entender e aplicar a hermenêutica filosófica como meu aporte teórico no desenvolvimento da minha pesquisa e também na minha vida acadêmica e profissional seja como advogada, mestre ou pesquisadora, pois não há mais como cindir meus pré-conceitos da hermenêutica filosófica. Seria tentar obnubilar algo que já se desvelou”.

Nenhum comentário: